Fechar
O que você procura?
Política
Foto: ParaibaOnline/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, decidiu na noite desta segunda-feira (29) manter o mesmo número de deputados das eleições de 2022 para as eleições de 2026, preservando a atual proporcionalidade por estado.
Caso a decisão fosse contrária, a Paraíba perderia duas vagas na Câmara dos Deputados, passando de 12 para 10, e seis cadeiras na Assembleia Legislativa, reduzindo de 36 para 30 parlamentares.
Decisão repercute na Assembleia Legislativa
A medida repercutiu entre os parlamentares paraibanos, que avaliaram a decisão como positiva para a representatividade política e para a manutenção dos recursos destinados ao estado.
Adriano Galdino destaca impacto financeiro
O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), comemorou a medida.
“A decisão de Fux atende a nossa luta no sentido de manter o número de deputados estaduais em 36 e o número de deputados federais em 12. Isso é muito importante porque cada deputado federal consegue trazer para o estado da Paraíba 100 milhões por ano”, afirmou.
Felipe Leitão fala em vitória do municipalismo
Para o deputado Felipe Leitão (Republicanos), a manutenção das cadeiras significa mais representatividade.
“O povo paraibano tem muito o que comemorar, haja vista que a Paraíba iria perder milhões em recursos […] seis deputados a menos para defender os interesses do municipalismo. A Paraíba é quem ganha com essa grande decisão do ministro Fux”, avaliou.
Branco Mendes vê decisão como alívio
Também do Republicanos, Branco Mendes disse que o resultado traz alívio aos parlamentares.
“A perda de dois parlamentares a nível federal era prejuízo enorme em termos de recursos e benefícios para o nosso estado […] Para nós que temos eleições apertadas, é um alívio para todos, e só temos a agradecer” declarou.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.