Fechar
O que você procura?
Política
Foto: Leonardo Silva/ParaibaOnline/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) se pronunciou sobre a aprovação do requerimento de urgência que coloca em pauta a discussão sobre o projeto de anistia no Congresso Nacional.
Durante entrevista à imprensa, o parlamentar fez questão de esclarecer que, até o momento, não houve deliberação sobre o conteúdo da proposta.
“O Congresso Nacional aprovou o projeto de requerimento de urgência para que se discuta a anistia. Não tem nada de mérito aprovado. Mérito não foi discutido, o que foi discutido foi colocar em pauta um projeto de anistia que chamam de projeto de anistia light, abrandando as penas, melhorando a condição dos condenados, facilitando a vida dessas pessoas que respondem a esses processos, mas em termo de mérito, nada foi resolvido”, afirmou.
Segundo Santiago, a medida deve ser tratada como qualquer outro requerimento de urgência já apreciado pela Casa.
“Um requerimento de urgência, como qualquer outro, é mais um requerimento de urgência aprovado. É mais um projeto que está na pauta em caráter de urgência e a Câmara vai se debruçar sobre isso. E quem vai falar sobre tudo isso vai ser o relator”, destacou.
O deputado ressaltou ainda que uma anistia ampla está fora de cogitação e que o debate deve avançar em torno de pontos específicos.
“Nós sabemos e está mais do que claro que não tem como conceder uma anistia ampla e irrestrita. A anistia vai ser parcial e vai ser concedida, se assim o plenário entender, em alguns pontos: uma redução de pena, com isenção ou inocência daqueles que nada tiveram com o quebra-quebra ocorrido em Brasília. Isso é, na verdade, o que vai acontecer”, enfatizou.
Wilson Santiago fez um alerta sobre os riscos da polarização no debate.
“Está se iniciando uma discussão. O problema é se ficar polarizando a coisa, sem ter nem discussão e, na prática, o povo não sabe nem o que está acontecendo”, concluiu.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.