Política

Presidente da Câmara de João Pessoa anuncia que vai instalar a CPI dos Combustíveis

Da Redação de João Pessoa (Hacéldama Borba)
Publicado em 28 de agosto de 2025 às 17:56

Foto: Ascom/CMJP

Continua depois da publicidade

Continue lendo

O presidente da Câmara de Vereadores de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD) anunciou nesta quinta-feira (28), que vai instalar a CPI dos Combustíveis para investigar possíveis cartéis estabelecidos na capital.

O autor do pedido é o vereador Guga Moov Jampa (PSD), que apresentou todos os fatores determinantes para abertura da CPI na Câmara de João Pessoa. Ele, inclusive, está sob segurança porque teria sofrido um atentado que está sendo atribuído a sua atuação na Casa de Napoleão Laureano.

Em recente audiência pública para debater as irregularidades da compra e venda do produto em João Pessoa, o vereador argumentou que a cidade merece esclarecimentos a respeito do tema, embora não seja um inimigo do setor produtivo, estando, inclusive, disposto a contribuir para que todos eles sejam tratados com zelo e respeito.

Guguinha enfatizou ainda que o seu mandato não vai tolerar qualquer afronta aos direitos do povo. Um fator preponderante para as investigações, conforme Guguinha, foi que os postos de combustíveis da Capital, sem qualquer anúncio, aumentaram em R$ 0,40 o valor da gasolina.

Ele expôs que a atuação do Procon Municipal na operação ‘Margem Explosiva’ constatou e lavrou autos de infração contra 77 postos por reajuste indevido, que reduziram o valor.

Já o diretor do Instituto Combustível Legal, Carlo Faccio, explanou detalhadamente fatos que podem contribuir para a mudança na precificação dos combustíveis, como fraudes tributárias e operacionais, interferência do crime organizado, a alteração nos preços de itens que compõem a formulação do produto e comercialização de produtos ilícitos.

Ele explicou ainda que a diferença de preços entre capitais e cidades do interior são relativos ao valor da mão de obra e de impostos como o IPTU. Carlo Faccio destacou ainda a importância da existência de uma lei que identifique e puna bombas adulteradas. “Preço baixo não significa qualidade e não significa um bom empresário”, alertou.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande