Política

Presidente do PT na Paraíba critica taxação dos Estados Unidos

Da Redação
Publicado em 22 de julho de 2025 às 17:20

jackson macedo presidente pt paraíba

Foto: ParaibaOnline/Arquivo

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Nesta terça-feira (22), o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, Jackson Macêdo, comentou sobre a tensão econômica entre o Brasil e os Estados Unidos, após o anúncio de novas taxações por parte do governo norte-americano.

Em entrevista à imprensa, Jackson afirmou que o governo brasileiro vinha negociando, desde o início do ano, a manutenção de taxas de exportação em torno de 10%. No entanto, a decisão repentina de elevar a taxação para 50% gerou surpresa e preocupação.

“As relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos são antigas e históricas […] essa questão da taxação é uma política adotada pelo Governo Trump, não é só contra o Brasil. O governo brasileiro vem negociando desde janeiro, inclusive com previsão de taxas nas exportações de 10%. Mas, o Brasil foi pego de surpresa com uma carta já anunciando a taxação de 50% e vinculando, que é o mais grave, essa questão comercial e econômica a uma questão política. Isso é muito complicado”, disse.

Para o dirigente petista, a medida do governo norte-americano pode trazer consequências negativas para diversos setores no Brasil.

“O que foi feito pelo governo Trump traz um problema econômico muito grande para o Brasil e isso não só para quem exporta, mas também para a classe trabalhadora, como também para a política econômica americana. É uma medida que ninguém tem defendido, que tem uma consequência econômica muito grave e tem uma consequência política muito grave no nosso país”, pontuou.

Sobre a postura do governo Lula diante desse impasse, Jackson Macêdo assegurou que a diplomacia brasileira está em busca de resolver a situação por meio do diálogo.

“O governo começou imediatamente reuniões diplomáticas entre os dois países para tentar resolver essa questão. O governo não vai pagar para ver e nem retaliar na mesma moeda, porque o governo é responsável […] então, vai manter o diálogo”, afirmou.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande