Fechar
O que você procura?
Política
Foto: ParaibaOnline/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
No próximo domingo (6), o Partido dos Trabalhadores realiza em todo o país o PED (Processo de Eleições Diretas), momento em que os filiados vão às urnas para escolher as novas direções do partido nos níveis nacional, estadual e municipal.
Em Campina Grande, a votação movimenta a militância com a disputa para a presidência do diretório municipal e a definição das chapas que vão compor os diretórios locais.
O atual presidente do PT em Campina Grande, Hermano Nepomuceno, destacou, em entrevista à Rádio Caturité, a importância do processo eleitoral interno e reforçou a amplitude da votação:
“Vamos escolher presidente nacional, estadual, municipal e os membros dos diretórios. São seis votos no total. É uma votação parecida com a geral, com eleição majoritária para presidentes e proporcional para os diretórios”, explicou.
Segundo Hermano, a eleição para presidência tem segundo turno se nenhum dos candidatos alcançar 50% mais um dos votos. Já os diretórios são eleitos por votação proporcional, como ocorre com os parlamentos.
Em Campina Grande, serão três candidaturas à presidência municipal e quatro chapas disputando vagas no diretório, após a impugnação da candidatura de Shalem Moura, que teve seu recurso negado pela direção nacional do partido.
Hermano, que está à frente do PT campinense desde 2019, optou por não disputar a reeleição, apesar de estar apto a isso:
“Houve uma prorrogação do meu mandato durante a pandemia, então continuo podendo disputar. Mas sigo como militante, como sempre fui, desde 1968. Não preciso ocupar cargo para militar. Continuarei contribuindo no diretório municipal e estadual”, afirmou.
Ao fazer um balanço da sua gestão, ele destacou dois momentos fundamentais: a eleição de 2020, em plena pandemia, e o pleito de 2022, com a vitória de Lula.
“Conseguimos recuperar o mandato na Câmara com o vereador Napoleão Maracajá e, em 2022, articulamos o movimento ‘Campina com Lula’, que foi suprapartidário e garantiu uma votação histórica ao presidente. Campina Grande liderou o crescimento da votação de Lula na Paraíba, em comparação com 2018”, celebrou.
*Vídeo: ParaibaOnline
Por fim, Hermano defendeu o fortalecimento da organização de base do partido:
“É fundamental retomarmos os núcleos por segmentos sociais e territórios. A nuclearização é o que dá raízes ao partido. Precisamos estar presentes nos bairros, com atuação concreta e cotidiana”, concluiu.
As eleições acontecem neste domingo, dia 6 de julho, com participação exclusiva dos filiados aptos, conforme lista divulgada pela executiva nacional. Os votantes devem levar documento com foto e, de preferência, caneta própria, já que o processo envolve votação manual em seis cédulas.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.