Fechar
O que você procura?
Foto: ParaibaOnline
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A proposta do vereador Rafafá para reintroduzir bisnagas de ketchup, maionese e mostarda nas lanchonetes de Campina Grande reacendeu uma antiga discussão sobre saúde pública e segurança alimentar.
A reportagem do ParaibaOnline ouviu o vereador Olímpio Oliveira, autor da lei que proibiu o uso das bisnagas em 2013, substituindo-as pelos sachês individuais.
Olímpio defende a permanência da atual legislação por razões sanitárias. “A lei, todos sabem, é um motivo de orgulho pra mim. Eu fiz, inclusive, uma consulta à Vigilância Sanitária à época, porque tivemos registros de infecção bacteriana em pessoas que usaram bisnagas contaminadas”, afirmou.
Segundo ele, a reutilização constante das embalagens, sem a devida higienização, favorece a proliferação de bactérias. “Você otimiza até 90% do conteúdo da bisnaga, mas quando ela é esvaziada, reabastecida e reutilizada sem os devidos cuidados, há o risco de contaminação de todo o conteúdo. Na época, era comum ver bisnagas engorduradas, com crostas de sujeira.”
*Vídeo: ParaibaOnline
Para Olímpio, o uso dos sachês representa uma “evolução” na forma de lidar com alimentos servidos em espaços públicos. Ele compara o cuidado com outra lei de sua autoria, que regulamenta a venda de produtos fatiados apenas na presença do consumidor. “São cuidados simples que evitam tragédias. Só se atentam quando alguém morre por consumir um produto vencido ou contaminado.”
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.