Fechar
O que você procura?
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Em recente (e ampla) reportagem, com o título ´A República da Paraíba´, o jornal O Estado de São Paulo destacou o ´apogeu´ da Paraíba no atual momento político e institucional do país.
Leia trechos.
Boa parte das autoridades que ascenderam recentemente é de um único Estado: a Paraíba.
Esse foi um dos assuntos em jantar realizado em Brasília, nesta semana, pela Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS).
O objetivo do encontro era promover uma aproximação da bancada com o paraibano Hugo Motta (Republicanos), favorito para ocupar a presidência da Câmara Federal a partir de fevereiro.
Os presentes no jantar constataram que não apenas Motta é da Paraíba, como também os novos presidentes do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin.
Além disso, são paraibanos a senadora Daniella Ribeiro (PSD), que deverá comandar a 1ª secretaria do Senado ano que vem, e seu influente irmão e deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), líder da Maioria no Congresso.
A 1ª vice-presidência do Senado é exercida pelo senador Veneziano Vital (MDB).
O senador Efraim Filho (União), nascido em João Pessoa, brincou que será o ´líder informal´ do senador Davi Alcolumbre (União), provável futuro presidente do Senado.
A “República da Paraíba” é uma alusão à “República de Alagoas”, expressão usada para se referir à chegada de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara em 2021, ao mesmo tempo em que seu maior rival político, o senador alagoano Renan Calheiros (MDB), mantinha grande influência no Senado.
Em tese, a era dos paraibanos tende a ser menos belicosa que a dos alagoanos, concluiu o jornal.
*informação repercutida na coluna Aparte, assinada pelo jornalista Arimatéa Souza.
© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.