Fechar
O que você procura?
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Na edição desta quinta-feira da Coluna Aparte, o jornalista Arimatéa Souza detalha os bastidores da polêmica sessão no dia anterior no Poder Legislativo de Campina Grande.
Veja alguns tópicos da Coluna e as imagens que correspondem aos tópicos de Aparte.
Abaixo, dois vídeos: um com a sessão normal e o segundo com o ´zoom´ aproximação da imagem em momentos marcantes das votações.
No encadeamento de dezenas de projetos para votação ´em bloco´ e sem discussão, foi incluído o 097, apresentado pela bancada de oposição e que revogou a autorização dada no ano passado ao Poder Executivo para a contratação de uma operação de crédito junto ao Fonplata – Fundo Financeiro para a Bacia do Plata (US$ 52 milhões).
Na justificativa, é mencionada a provável instalação de uma CPI (comissão parlamentar de inquérito) para apurar “possíveis fraudes” perante a Lei de Responsabilidade Fiscal.
São igualmente citadas “inúmeras portarias subscritas por secretários municipais, tratando da exoneração em massa de ocupantes de cargos comissionados e de funções gratificadas”, com a finalidade de adequar aos parâmetros legais as despesas com pessoal”.
“A gestão municipal agiu de forma fraudulenta visando a concessão de empréstimos vultosos”, assinalam os edis oposicionistas.
A votação dessa matéria (projeto 097) teve uma ´liturgia singular´.
O vereador Pimentel Filho (PSB) ficou na frente do 1º secretário da Câmara, Renan Maracajá (REP), que fazia a leitura de uma série de projetos, impedindo a visualização de quem fazia o uso do microfone.
A certa altura, o advogado Luiz Felipe, procurador jurídico da Câmara, que estava ao lado do presidente Marinaldo, separa um dos projetos que estavam em poder de Renan e o coloca próximo a Pimentel, que segundos depois sutilmente atropela a ordem de leitura e coloca para Renan ler imediatamente o ´097´.
Ato contínuo, ocorre uma espécie de rápido cumprimento de Pimentel na direção de Felipe, antes de sua saída do local que impedia a visibilidade do secretário Renan.
Na mesa diretora, no lado oposto de Marinaldo, estava o líder do bloco governista Luciano Breno ao telefone.
Concluída a leitura sumária do ´lote´ de projetos, o presidente Marinaldo Cardoso coloca todos simultaneamente em votação, cujo processo não dura (sequer) cinco segundos.
Tudo foi aprovado pela unanimidade dos presentes à sessão – inclusive a revogação da desejada (pelo Executivo) operação de crédito.
Assista aos vídeos:
*com informações da coluna Aparte, escrita pelo jornalista Arimatéa Souza.
Para ler a edição completa, acesse aqui:
Aparte: Rolo compressor em Campina Grande (paraibaonline.com.br)
*vídeo: tvcamara-cg
© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.