Política

Aumenta o número de suplentes na ALPB viabilizado por acordos políticos

Da Redação de João Pessoa (Hacéldama Borba)
Publicado em 9 de março de 2024 às 12:54

assembleia legislativa paraíba

Foto: Ascom/ALPB

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Cresce o número de deputados suplentes ocupando mandatos na Assembleia Legislativa da Paraíba. O aumento se dá por conta de acordos políticos firmados no período eleitoral entre os partidos para ajudar aqueles que ficaram na porta de entrada e que ajudaram na contagem de votos por meio das coligações, tenham a chance de ficar por pelo menos 120 dias na titularidade do cargo.

Vale lembrar que para os cargos eleitos pelo sistema proporcional, como na Câmara e nas assembléias estaduais e distrital, a regra é que os suplentes serão os candidatos mais bem votados do partido ou da coligação logo depois daqueles que foram eleitos

Atualmente o Legislativo paraibano conta com nove deputados com mandatos suplentes e os maiores partidos e também de maior bancada, a exemplo do Republicanos que já tem 4 suplentes integrantes da bancada de 7 titulares governistas e o União Brasil com 2 suplentes, são os que mais têm proporcionado na Casa, a “dança das cadeiras”.

Saiba quem são os suplentes em exercício na Legislatura

Airton Pires (União Brasil), ex-prefeito de São João do Rio do Peixe, está no lugar do titular do mandato, Gilbertinho Júnior; o ex-prefeito do município de Conceição; Nilson Lacerda (União Brasil) assumiu a cadeira no lugar de Dr Taciano Diniz; Alexandre de Zezé (Republicanos) é filho do atual prefeito de Santa Luzia, Zezé Araújo e está no lugar de Michel Henrique; Juscelino do Peixe (Republicanos), ex- secretário executivo da Pesca no governo de Azevedo, está na cadeira do deputado Bosco Carneiro ; o.Professor Francisco (Rede),está no lugar do deputado Chió e André Gadelha (MDB), que assumiu o mandato, em virtude de pedido de licença médica do deputado Anderson Monteiro.

Já o deputado Lindolfo Pires que está na suplência da Coligação Progressistas assumiu o mandato, mas foi chamado pelo governador João Azevedo para comandar a Pasta de Esporte Lazer, mas teve que voltar para assumir a cadeira em função da licença para tratamento médico do titular, deputado João Paulo Segundo Neto. Ele assumiu, mas entrou de licença para reassumir o cargo no governo. O 2º suplente, vereador Tarcísio Jardim deve assumir a vaga na ALPB.

Duas mulheres da região do sertão também tiveram a chance de ocupar o mandato no Legislativo estadual. São elas. Sílvia Benjamin (Republicanos) casada com o prefeito de Areial (PB), Adelson Benjamin,também filiado ao Republicanos e a ex-prefeita do município de Boa Ventura, Leonice Vital (Republicanos), que está no lugar da deputada Chica Motta.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.