O que você procura?

Fechar

Paraíba

Fiscalização do MP-Procon autua 10 estabelecimentos em Guarabira

Da Redação com Ascom
Publicado em 24 de setembro de 2026 às 23:04

IMG 9757

Foto: Ascom

Continua depois da publicidade

Continue lendo

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) realizou, nos dias 23 e 24 de setembro, uma operação de fiscalização em estabelecimentos comerciais do município de Guarabira, no Brejo paraibano.

A ação teve como objetivo verificar o cumprimento das normas de proteção e defesa do consumidor, as condições de comercialização de produtos e serviços e a regularidade dos estabelecimentos.

As ações abrangeram diferentes segmentos, incluindo supermercados, farmácias, comércio em geral e entretenimento.

Ao todo, 11 estabelecimentos foram fiscalizados, dos quais 10 foram autuados e um não apresentou irregularidades.

Durante a operação, foram observadas as condições de armazenamento, conservação e exposição de alimentos, a precificação de produtos, a regularidade da documentação dos locais e o cumprimento de normas específicas aplicáveis a cada atividade.

Principais irregularidades

Entre as principais irregularidades constatadas, estavam situações relacionadas à saúde e à segurança dos consumidores, especialmente na comercialização e no armazenamento de alimentos.

Em estabelecimentos do segmento alimentício, foram encontrados produtos refrigerados e congelados mantidos em temperaturas inadequadas, alguns apresentando alterações de textura, cor e odor, caracterizando condições impróprias para o consumo.

Também foram identificados produtos com prazo de validade vencido ou sem indicação da validade, além de alimentos fracionados expostos à venda sem a devida rotulagem e sem informações obrigatórias, como a data de fracionamento.

Também foram encontrados produtos armazenados de forma inadequada em câmaras frias.

Em um dos estabelecimentos, a área destinada à produção e manipulação de alimentos apresentava condições inadequadas, enquanto o setor destinado a produtos avariados não possuía a devida segregação, identificação e acondicionamento.

Também não foi apresentado o procedimento operacional padrão para o controle integrado de pragas.

Outro ponto verificado foi a exposição de produtos sem a devida informação de preços, situação encontrada em diferentes estabelecimentos.

Também foram identificadas falhas na disponibilização e sinalização de leitores ópticos destinados à consulta de preços.

Nas farmácias, foram constatadas situações como ausência de assistência de profissional técnico responsável, devidamente inscrito no Conselho Regional de Farmácia, produtos expostos sem precificação e ausência de cartaz informativo sobre a proibição de exigência de CPF, conforme estabelecido pela legislação estadual.

No segmento de entretenimento, foram constatadas a ausência de informações sobre a política de meia-entrada e a falta de precificação de produtos comercializados na bilheteria e na bomboniere.

Quanto à documentação e às condições de funcionamento, foram encontrados estabelecimentos com Alvarás de Funcionamento, Alvará Sanitário e Certificado do Corpo de Bombeiros vencidos e ausência de licença ambiental.

Também foram constatadas, em alguns estabelecimentos, a ausência de cartazes obrigatórios sobre a proibição de discriminação sexual e a falta de divulgação do telefone do Procon.

Para o diretor-geral do MP-Procon, promotor de Justiça Francisco Bergson Gomes Formiga Barros, a operação demonstra a importância da presença do órgão em diferentes regiões do Estado e da atuação voltada aos diversos segmentos do comércio.

“A presença do MP-Procon nos municípios é fundamental para que a proteção do consumidor alcance todas as regiões da Paraíba. Em uma mesma operação, conseguimos verificar diferentes setores e identificar situações que vão desde problemas relacionados à conservação e à segurança dos alimentos até a ausência de informações essenciais para o consumidor. Nosso objetivo é assegurar que os fornecedores cumpram as normas e que a população possa consumir produtos e serviços com segurança, qualidade e informação adequada.”

O diretor-geral ressaltou que o MP-Procon seguirá ampliando as operações de fiscalização pelo Estado.

“O MP-Procon adota as medidas cabíveis sempre que são constatadas irregularidades, assegurando o respeito aos direitos do consumidor. Vamos seguir avançando com essas operações, chegando a novos municípios e segmentos, para ampliar a presença do órgão e fortalecer a proteção dos consumidores. Nosso compromisso é levar esse trabalho cada vez mais longe, garantindo que os direitos do consumidor sejam respeitados em toda a Paraíba.”

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializado em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba Victor Rodrigues Negócios Digitais | Consultoria para empresas que querem vender no digital BeeCube Tecnologia e Publicidade | Presença Digital, Google, SEO e Site Arimatéa Souza | Coluna Aparte, comentários e bastidores da política da Paraíba ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Joseane Muniz Brandão | Empresária e Presidente do Sincopeças Paraíba Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Oficina especializada em Caminhões Volvo na Paraíba