O que você procura?

Fechar

Paraíba

Prefeitura de João Pessoa e Anatel vão implantar alertas de emergência na TV

Da Redação com Secom/JP
Publicado em 22 de setembro de 2026 às 17:08

reuniao joao pessoa anatel

Foto: Secom/JP

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Depois de implementar o monitoramento por câmeras Smart City, a Prefeitura de João Pessoa agora avança para usar a tecnologia na emissão de sinais de alerta de emergência para a população, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Um sistema experimental foi apresentado pelo prefeito Leo Bezerra, nesta terça-feira (22), junto a representantes de emissoras de rádio e televisão da Capital.

O encontro aconteceu no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro do Altiplano, com a presença do conselheiro da Anatel Vinícius Caran.

O prefeito disse que o objetivo é construir uma parceria para testar essa tecnologia e avaliar sua utilização em diferentes situações de emergência, não apenas em ocorrências climáticas, mas também nas áreas de segurança, saúde pública e defesa civil.

“O sistema de alerta que estamos implementando não se restringirá à Prefeitura. Ele será compartilhado com todos os veículos de comunicação. Dessa forma, diante de qualquer ocorrência, os órgãos competentes serão acionados prontamente, garantindo agilidade na resolução dos problemas. Nosso objetivo diário é inovar e buscar parcerias estratégicas para fortalecer o Município. Ele será integrado à Defesa Civil e contará com a colaboração de cada emissora desta cidade, consolidando uma rede de proteção ainda mais eficiente”, afirmou o prefeito.

Na ocasião, houve uma demonstração do sistema desenvolvido pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mesmo não havendo ainda uma data definida, o próximo passo agora é colocar o alerta para funcionar, em forma de teste, junto às emissoras de rádio e TV da Capital, com a aprovação da Anatel.

“Em parceria com a Defesa Civil, priorizamos a governança estratégica na emissão de alertas, garantindo que as comunicações sejam precisas, evitem o pânico e alcancem efetivamente a população brasileira. Com a implementação do sistema na televisão, podemos transmitir orientações cruciais diretamente aos telespectadores durante a programação, o que representa um passo fundamental para a salvaguarda de vidas”, afirmou o conselheiro da Anatel Vinícius Caran.

Parceria com as TVs – O secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de João Pessoa (Secitec), Guido Lemos, explicou que o objetivo é que toda a infraestrutura de televisão esteja capacitada para transmitir alertas localizados e eficazes sempre que a situação exigir.

“A televisão possui grande alcance e pode se tornar uma importante ferramenta para transmitir alertas e orientações à população de forma rápida e eficiente”, explicou o secretário, acrescentando que uma série de reuniões técnicas será realizada até a efetiva execução dos testes.

A nova tecnologia de TV digital brasileira permite que o dispositivo, mesmo em modo de espera, seja ativado remotamente para exibir comunicados. Além disso, a geolocalização dos receptores possibilita o envio de mensagens segmentadas para áreas específicas — abrangendo desde situações climáticas até incidentes de segurança pública —, conectando o Centro de Coordenação da Cidade diretamente às emissoras.

Como são os alertas – Atualmente, o sistema Defesa Civil Alerta utiliza a tecnologia cell broadcast, que envia avisos diretamente aos celulares conectados às redes 4G ou 5G de uma área ameaçada, sem necessidade de cadastro. A mensagem aparece sobre o conteúdo da tela e informa o tipo de perigo, a região atingida e as orientações de segurança.

Os alertas podem ser classificados como severos ou extremos. Nos casos extremos, o aparelho emite um som semelhante a uma sirene, mesmo quando está no modo silencioso.

A proposta discutida pela Secitec-JP, pela Anatel e pelas empresas de comunicação pretende estudar a aplicação dessa mesma lógica à televisão, permitindo a interrupção temporária da programação para exibir avisos e orientações à população em situações de emergência.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializado em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba Victor Rodrigues Negócios Digitais | Consultoria para empresas que querem vender no digital BeeCube Tecnologia e Publicidade | Presença Digital, Google, SEO e Site Arimatéa Souza | Coluna Aparte, comentários e bastidores da política da Paraíba ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Joseane Muniz Brandão | Empresária e Presidente do Sincopeças Paraíba Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Oficina especializada em Caminhões Volvo na Paraíba