Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Ascom
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A abertura oficial do Congresso e Feira de Oportunidades para Municípios do Estado da Paraíba (Confep), realizada nesta quarta-feira (25), foi marcada por uma programação que evidenciou o compromisso com o fortalecimento do municipalismo e a integração entre os entes federativos.
O evento homenageou o ex-senador Raimundo Lira pela atuação em defesa dos municípios e destacou a importância da cooperação institucional para impulsionar o desenvolvimento local, reunindo gestores e autoridades em torno de pautas estratégicas.
Realizado no Centro de Convenções de Campina Grande, o maior evento municipalista da Paraíba reuniu, neste primeiro dia, prefeitas, prefeitos, secretários, técnicos e representantes de instituições públicas e privadas em um ambiente de capacitação, diálogo e troca de experiências.
A abertura contou ainda com as presenças do governador João Azevêdo; do deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; do vice-governador Lucas Ribeiro; do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino; de Eduardo Tabosa; além de representantes do Governo Federal, do Ministério Público e diretores da Famup.
“Quero, neste primeiro dia do Confep, expressar minha alegria em ver este evento reunindo lideranças, gestores e parceiros comprometidos com o fortalecimento dos nossos municípios. Este congresso é fruto de um trabalho coletivo, construído com dedicação e parcerias sólidas. A participação de todos é fundamental para que possamos trocar experiências, construir soluções e avançar na gestão pública municipal”, disse o presidente da Famup, George Coelho.
Ex-senador Raimundo Lira descarta retorno à política e avalia cenário da Paraíba
O governador João Azevêdo parabenizou a Famup e destacou as parcerias com os municípios. Durante a apresentação, evidenciou investimentos em áreas como infraestrutura, educação, saúde, segurança hídrica e desenvolvimento econômico.
“Nós acreditamos que é preciso apoiar cada vez mais os municípios. Cada prefeito sabe dessa relação direta. Na Paraíba, transferimos cerca de R$ 450 milhões por ano para ações que garantem melhor qualidade de vida à população”, afirmou.
Para o presidente da Câmara, Hugo Motta, o Confep surge como um espaço para definir prioridades e fortalecer o municipalismo.
“É nas cidades que a vida acontece. Precisamos ter sensibilidade para entender os impactos reais das decisões tomadas em Brasília. Muitas vezes, medidas podem comprometer a gestão local, com perda de receita ou dificuldades na oferta de serviços. É preciso evitar decisões distantes da realidade dos municípios”, destacou.
Homenagem
O presidente da Famup, George Coelho, ressaltou a relevância de Raimundo Lira para o fortalecimento das pautas municipalistas. “Quando senador, encabeçou a luta pelo acréscimo de 1% no Fundo de Participação dos Municípios, contribuindo para uma conquista histórica”, afirmou.
Raimundo Lira agradeceu a homenagem. “Recebo com gratidão e emoção. Sempre atuei com compromisso e amor pela Paraíba. Ser lembrado em um momento como este é uma grande honra”, disse.
Expectativa
Também foi lançado, pelo secretário-executivo da Famup, Pedro Dantas, o Smart Cities Park em Campina Grande, que ocorrerá de 10 a 12 de junho, durante o Maior São João do Mundo, no Centro de Convenções.
O evento reunirá especialistas e gestores para debater soluções voltadas a cidades mais inteligentes e sustentáveis.
Parcerias
O representante da Caixa Econômica Federal, Marconi Sobral, destacou a importância do Confep. “É um espaço essencial de diálogo. A Caixa atua como estruturadora de parcerias e está pronta para atender os municípios durante o evento”, frisou.
O Confep segue até a sexta-feira (27) e é realizado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba, em parceria com o Governo da Paraíba, a Espacial Eventos e a Rede de Parcerias.
O evento se consolida como espaço estratégico para o fortalecimento do municipalismo, com apoio da Assembleia Legislativa da Paraíba, da Confederação Nacional de Municípios e do Governo Federal.
*Com informações da Ascom
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.