Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: ParaibaOnline
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A coordenadora administrativa do Sitrans, Márcia Sales, anunciou em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio Caturité FM, que Campina Grande já conta com a nova carteira de estudante integrada ao cartão de transporte público. A mudança passa a valer em 2026 e unifica os dois documentos em um único produto, trazendo mais praticidade para os estudantes.
Segundo Márcia, a unificação era um desejo antigo da presidência do Sitrans e foi possível após acordo com as entidades responsáveis pela emissão das carteiras estudantis.
“Era um desejo da nossa presidência unificar a carteira e o cartão e aí houve um acordo com as entidades emissoras da carteira e neste ano de 2026 esse sonho se concretizou. Então, nós agora somos carteira-cartão ou cartão-carteira como queiram chamar. É uma agilidade, mais praticidade e o estudante vai ter os dois produtos na palma da mão”, afirmou.
Ela explicou que a documentação exigida continua a mesma — comprovante de matrícula e dados da instituição de ensino —, mas o processo ficou mais ágil. Antes, o estudante precisava ir até a entidade emissora da carteira, enfrentar fila, concluir o procedimento e, depois, se dirigir ao posto do Sitrans no Terminal de Integração para repetir parte do processo e emitir o cartão de ônibus.
“Agora o processo está mais otimizado. O estudante entra no site [email protected], faz um pré-cadastro, lança as informações e esse pré-cadastro gera um código. Ele vem com esse código até o nosso posto de atendimento, a gente confere as informações, traz a documentação original — declaração de matrícula para estudantes secundaristas e RDM para universitários —, colhe a biometria facial e já sai com o cartão-carteira pronto para uso”, detalhou.
As carteiras emitidas em 2025 continuam válidas até o dia 31 de março de 2026. Após essa data, só poderão ser utilizadas para o consumo dos créditos já existentes, sem possibilidade de nova recarga.
“A partir daí, só será possível recarregar com a nova. O estudante pode utilizar os créditos existentes até zerar”, explicou Márcia. A nova carteira tem validade de um ano, seguindo determinação nacional.
O valor para emissão é de R$ 35,00, preço já estabelecido nacionalmente. “Não somos nós quem determinamos, já é um valor que vem fixado”, ressaltou. O atendimento presencial acontece no Terminal de Integração, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem intervalo para almoço, e aos sábados, das 7h ao meio-dia.
A emissão já foi iniciada e ocorre durante todo o ano, mas a coordenadora faz um alerta para que os estudantes não deixem para a última hora. “A gente confecciona o ano inteiro, mas muitas vezes no dia 30 de março vem todo mundo de uma vez”, alertou.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.