Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Leonardo Silva/ParaibaOnline/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A Prefeitura Municipal de Campina Grande busca um salto tecnológico.
A Secretaria de Obras (Secob) utilizou um scanner laser SLAM, equipamento de mapeamento físico de alta precisão, para realizar uma vistoria técnica no Açude Velho e canais adjacentes.
Acompanhada pelo secretário Joab Machado, a ação teve como objetivo testar a capacidade do equipamento em gerar visualizações detalhadas das estruturas, permitindo um planejamento de manutenção e obras muito mais assertivo para o principal cartão-postal da cidade.
IPC adia laudo sobre morte de peixes no Açude Velho, em Campina Grande
O equipamento utiliza tecnologia de mapeamento a laser, capaz de realizar simultaneamente a localização e o mapeamento da área, captando com elevado nível de precisão todos os elementos visuais e físicos do ambiente, como estruturas, desníveis, canais, margens e demais componentes do espaço urbano.
De acordo com o secretário Joab Machado, a utilização dessa tecnologia representa um avanço importante para a elaboração de um projeto técnico mais eficiente e seguro, servindo como base para os estudos voltados ao melhoramento e à revitalização do Açude Velho.
Prefeito cobra responsabilização por despejo irregular de esgoto no Açude Velho
“Esse tipo de levantamento nos permite ter um diagnóstico real da área, com mais precisão, o que é fundamental para evitar erros de projeto e problemas futuros após a execução da obra”, destacou.
O mapeamento detalhado também será essencial para identificar pontos críticos, contribuir para soluções que impeçam a poluição do Açude Velho e coibir a destinação irregular de esgotos para o manancial.
Fiscalização multa nove imóveis por despejo irregular de esgoto no Açude Velho
Recentemente, o Açude Velho passou por um fenômeno conhecido como eutrofização, que ocorre quando há excesso de nutrientes na água, especialmente nitrogênio, provocando alterações na qualidade da água e impactos ambientais.
Diante desse cenário, a revitalização do espaço torna-se ainda mais necessária.
O secretário ressaltou ainda que os estudos estão sendo realizados em parceria com universidades da cidade, unindo conhecimento técnico e científico para definir a melhor alternativa de intervenção, levando em consideração tanto a viabilidade financeira quanto a eficiência técnica das soluções propostas.
Mau cheiro no Açude Velho: veja a cobertura do ParaibaOnline
“A ideia é construir um projeto bem fundamentado, com responsabilidade técnica e ambiental, garantindo que a revitalização do Açude Velho seja duradoura, eficiente e atenda às necessidades da cidade”, concluiu Joab Machado.
*com informações da codecom/cg
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.