Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Durante a participação no quadro ‘Minha Aposentadoria’, na Rádio Caturité, de Marcus Vinícius, superintendente regional do INSS, foram esclarecidas dúvidas importantes dos ouvintes sobre descontos em benefícios, prova de vida e direitos previdenciários.
Um dos principais pontos abordados foi a diferença entre empréstimo consignado e desconto associativo, destacando que os descontos feitos por associações fraudulentas não devem mais existir, enquanto o consignado continua permitido, com estudo de novas medidas de segurança como biometria e desbloqueio controlado do benefício.
Também foram repassadas orientações práticas para evitar golpes, como bloquear o benefício para empréstimos consignados pelo telefone 135, não atender ligações de números desconhecidos e buscar sempre instituições financeiras conhecidas e com agência física.
Segundo Marcus Vinícius, pequenas atitudes fazem grande diferença na proteção de aposentados e pensionistas.
Outra dúvida esclarecida foi sobre a prova de vida, especialmente para pessoas com dificuldade de locomoção. O superintendente explicou que o cadastro de biometria no banco, o uso de procuração e até ações do dia a dia, como atendimento no SUS ou emissão de documentos, já contam como prova de vida, muitas vezes sem que o beneficiário perceba.
Foto: ParaibaOnline/Arquivo
Por fim, o superintendente do INSS afirmou que cuidadoras que realizam corretamente o recolhimento ao INSS, seja como empregadas com carteira assinada ou como contribuintes individuais, têm direito à aposentadoria e a todos os benefícios previdenciários, garantindo proteção não apenas para elas, mas também para suas famílias.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.