Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Freepik
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A cidade de Picuí, no Seridó paraibano, vive intensamente a tradicional Festa de São Sebastião, que neste ano marca 170 anos de fé do povo de Deus e da promessa ao padroeiro. Em participação na Rádio Caturité FM de Campina Grande, o padre Claudeci, pároco da Paróquia de São Sebastião, convidou os fiéis e apresentou a programação especial do dia 20 de janeiro.
De acordo com o sacerdote, a celebração deste ano carrega um tema que traduz a caminhada histórica e espiritual da comunidade. “Este ano nós escolhemos como tema: São Sebastião, 170 anos de esperança que resiste ao tempo, o tempo de Deus que, nesta terra do Seridó, neste recanto da Diocese de Campina Grande, o povo de Deus de Picuí celebra a tradicional festa do seu padroeiro”, afirmou o padre Claudeci.
As comemorações começaram ainda nas primeiras horas do dia, preservando a cultura e a religiosidade do município. “Já tivemos pela manhã a alvorada com a filarmônica, essa alvorada que acontece todos os anos. São dias em que as pessoas acompanham a festa, a alegria do povo em celebrar o mastro de São Sebastião, a cultura deste povo do Seridó”, destacou.
A programação religiosa inclui a missa solene pela manhã, presidida pelo padre Saulo Rodrigues Pinto, atualmente pároco da Paróquia do Bom Jesus Mártir, em Boa Vista. “Daqui a pouquinho teremos a santa missa solene, presidida pelo padre Saulo, que já foi pároco aqui em Picuí e hoje exerce seu ministério em Boa Vista”, explicou.
No período da tarde, a tradição continua com o leilão de São Sebastião, realizado a partir das 13h, no mercado público da cidade. “Vamos leiloar as prendas e os donativos que o povo oferece com tanta generosidade, como galinhas, bodes, carneiros, cestas básicas e outras doações”, disse o sacerdote.
Às 16h acontece a missa dos devotos, celebrada pelo padre Humberto Carneiro Monte Júnior, do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, em São João do Cariri. Logo após, às 17h, os fiéis participam da solene procissão de São Sebastião pelas ruas de Picuí. “É uma grande multidão que enche as ruas da cidade para agradecer a Deus e ao seu padroeiro São Sebastião”, ressaltou o padre Claudeci.
A programação é encerrada em frente à Igreja Matriz, com a bênção do Santíssimo Sacramento para todo o povo de Deus. Ao final de sua mensagem, o pároco deixou uma saudação especial aos ouvintes. “Desejo a todos um santo e abençoado dia de São Sebastião. São Sebastião, 170 anos de esperança que resiste ao tempo”.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.