Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Ascom/EBC
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Com a chegada do período de férias, quando as crianças passam mais tempo em casa, a atenção dos pais e responsáveis com a segurança elétrica precisa ser redobrada. O alerta é do coordenador de Saúde e Segurança da Energisa na Paraíba, Lenildson Santos, que destacou medidas simples, mas essenciais, para evitar acidentes domésticos e externos.
Segundo Lenildson, o aumento do tempo livre das crianças exige ainda mais criatividade dos adultos para garantir atividades seguras. “Chegou o período de férias, as crianças em casa, cheias de energia e criatividade, e aí o pai e a mãe precisam ter mais cuidado para garantir que as atividades em que essas crianças estejam envolvidas sejam seguras”, afirmou.
Para os bebês e crianças pequenas, que ainda estão engatinhando, o coordenador reforçou a necessidade de proteção dentro de casa. “É fundamental garantir que todas as tomadas tenham protetor, que não haja fios soltos pelo chão ou extensões espalhadas, porque isso representa um grande risco para o bebê”, explicou.
Já no caso das crianças maiores, que costumam utilizar videogames, celulares, tablets e computadores, Lenildson Santos alertou para os perigos do manuseio inadequado dos equipamentos. “A criança não deve mexer em aparelhos que estejam carregando. Existe um risco grande de choque elétrico. O ideal é que, se for manusear, o aparelho esteja fora da tomada”, orientou.
Ele também destacou que o ato de ligar e desligar aparelhos deve ser feito sempre por um adulto. “Não permita que a criança fique colocando ou tirando aparelhos da tomada. Isso precisa ser uma ação do adulto”, disse.
Outro ponto importante é o uso excessivo de adaptadores. “Evite o famoso ‘T’ ou ‘benjamin’ com vários aparelhos ligados ao mesmo tempo, como ventilador, TV e videogame. O risco é grande tanto para a criança quanto para a fiação elétrica da residência, podendo causar aquecimento, curto-circuito e danos materiais e físicos”, alertou.
Além dos cuidados dentro de casa, Lenildson chamou atenção para as brincadeiras ao ar livre, como soltar pipa. “A pipa deve ser empinada apenas em locais abertos, longe da fiação elétrica. Se por acaso a pipa enroscar nos fios, não tente retirar com galhos, objetos ou água. O correto é acionar a Energisa para que a equipe avalie a situação”, ressaltou.
Por fim, o coordenador reforçou a importância da prevenção. “O mais importante é cuidar do seu filho e garantir que as férias sejam um momento de alegria, mas também de muita segurança em tudo o que estiver sendo feito”, concluiu.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.