Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Codecom-CG
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Nesta segunda-feira (19), uma reunião entre o Ministério Público da Paraíba (MPPB), a Prefeitura Municipal de Campina Grande e órgãos ambientais voltou a debater as ações de médio e longo prazo para enfrentar a crise ambiental no Açude Velho, principal cartão-postal da cidade.
Em entrevista à imprensa, o promotor de Justiça, Hamilton Neves, informou que o Ministério Público já vem acompanhando as medidas adotadas pelo município, especialmente no que diz respeito à interrupção do despejo de esgotos no entorno do manancial.
“Nós estamos recebendo relatórios da Prefeitura de Campina Grande concernentes à cessação dos esgotos domésticos do entorno do Açude Velho”, disse.
Segundo o promotor, a prioridade neste momento é conter os danos mais urgentes, antes de avançar para intervenções mais amplas.
“Agora é o momento de apagar o fogo, cessar, tapar esgotos e, no segundo momento, a gente vai partir para o Riacho das Piabas e a questão do desassoreamento, que é necessário”, afirmou.
Hamilton Neves destacou ainda a necessidade de uma atuação imediata, diante da proximidade do período chuvoso.
“É necessária uma força-tarefa urgente. O inverno está se aproximando e a gente tem que aproveitar esse momento para que, nesses próximos sessenta dias, essa operação seja realizada com todo êxito no entorno do Açude Velho, mas a operação deve se expandir também pelo Riacho das Piabas”, ressaltou.
De acordo com o promotor, o Ministério Público acompanhará de perto a execução das medidas.
“O importante é começar, executar e concluir, e é isso que a gente vai cobrar da Prefeitura”, garantiu.
Ele adiantou que novas etapas para a garantia da solução devem envolver parceria com instituições acadêmicas.
“No segundo momento, nos reuniremos com a academia, UEPB, UFCG e organismos que também podem colaborar para a gente ressuscitar o nosso cartão-postal”, concluiu.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.