Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Um estudo realizado por dois engenheiros graduados pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) resultou em uma metodologia de valoração da Caatinga para utilização em processos judiciais e administrativos envolvendo o bioma.
Desenvolvida pelo engenheiro agrícola Luan Oliveira, juntamente com o engenheiro civil Rienzy Brito, a metodologia é fundamentada em sensoriamento remoto e índices de vegetação, com aplicação direta na Engenharia de Avaliações.
“Em razão do crescente desenvolvimento econômico no estado da Paraíba, observou-se uma intensificação da pressão sobre a vegetação nativa, especialmente a Caatinga, o que tem resultado em inúmeros processos judiciais relacionados a indenizações, licenciamentos ambientais e disputas fundiárias”, afirma o engenheiro agrícola Luan Oliveira.
Ele explicou que, durante atuações periciais, identificou a ausência de uma metodologia técnica, objetiva e replicável voltada especificamente à valoração da vegetação de Caatinga, de modo a superar abordagens subjetivas ou inadequadas às particularidades desse bioma, fato que motivou o início da pesquisa.
O trabalho foi contemplado com o título de Honra ao Mérito, na Área Ambiental, durante o Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias, maior evento da América Latina na área de Engenharia de Avaliações, realizado ano passado em João Pessoa, PB.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.