Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Os fiscais do Procon de João Pessoa voltaram ao Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes (LCL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para realizar novo curso e aprimorar e ampliar os conhecimentos da técnica sobre os procedimentos de coleta e análise para avaliar a qualidade e a conformidade da gasolina tipo C, do etanol e do óleo diesel, com aula prática.
No início de dezembro de 2025, a equipe de fiscalização esteve na universidade participando da primeira etapa de capacitação e treinamento para fins de monitorar a qualidade dos combustíveis comercializados na Capital. Os fiscais foram divididos em duas turmas, com as visitas ocorrendo nos dias 15 e 16 de janeiro de 2026.
O secretário do Procon-JP, Junior Pires, informa que, desde a primeira visita existe, ainda, o cunho institucional para formação de parceria, a exemplo do uso do Laboratório para analisar amostras colhidas em João Pessoa. “Inclusive, já utilizamos o laboratório da UFRN para avaliar uma coleta após o primeiro treinamento. Vale salientar que ele é considerado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) como o terceiro melhor em análise de combustíveis do País”, explicou o secretário.
Teor das amostras – Durante os cursos, a equipe do Procon-JP teve a oportunidade de ver como ocorre a recepção das amostras, como são feitos os principais testes, a exemplo de aspectos, cor, teor de etanol anidro, massa específica, teor de enxofre, presença de metanol, teor de biodiesel, ponto de fulgor dos combustíveis tanto do gasolina tipo C, como do etanol e do diesel S10.
Certificação de confiança – Junior Pires acrescenta que a parceria traz a certificação de confiança com uma instituição que pode testar a qualidade e a conformidade dos combustíveis e que é colocada à disposição do consumidor de João Pessoa.
O secretário complementa que “para efeitos práticos, a fiscalização recebeu não apenas a capacitação, mas, também, a disponibilização de equipamentos e da análise das amostras recolhidas pelos nossos fiscais”.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.