Paraíba

MP define ações para implantação de sistema de recarga de veículos elétricos em prédios de Campina Grande

Da Redação com Ascom
Publicado em 14 de janeiro de 2026 às 22:07

mppb campina grande

Foto: Ascom/MPPB

Continua depois da publicidade

Continue lendo

O Ministério Público da Paraíba realizou, nesta quarta-feira (14/01), uma reunião com interinstitucional para alinhar e definir providências conjuntas relativas à segurança, regulamentação, fiscalização e procedimentos técnicos para instalação e operação de Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (Save) em garagens e edificações de Campina Grande.

A reunião foi presidida pelo promotor de Justiça do Consumidor de CG, Osvaldo Lopes Barbosa, e contou com representantes do Corpo de Bombeiros, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Procuradoria-Geral do Município de CG, Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP).

Durante a reunião, foram discutidos pontos como a Diretriz Nacional sobre Ocupações Destinadas a Garagens e Locais com Save da Ligabom (Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares) e a Nota Técnica Provisória do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) sobre carregadores para veículos elétricos.

Conforme o promotor Osvaldo Lopes, ficou determinado que serão expedidas orientações conjuntas aos responsáveis por edificações coletivas; instituído um fluxo padronizado para análise de pedidos de instalação de Save; e encaminhamento das licenças já expedidas pela Sesuma para o Corpo de Bombeiros fiscalizar.

Medidas

Ao final, ficou consensuado que a prefeitura de Campina Grande vai proceder à análise técnica rigorosa dos pedidos de instalação de Save em edificações novas e existentes, sendo exigido para tal projeto técnico elaborado por profissional habilitado e observância integral das normas técnicas do Corpo de Bombeiros, da Ligabom e do Confea. Além disso, o licenciamento deverá ser negado quando existir previsão de ligação de carregadores em tomadas comuns e uso de adaptadores, extensões ou dispositivos improvisados.

Já o Corpo de Bombeiros deverá avaliar sob a perspectiva da segurança contra incêndio toda edificação que contenha Save, exigir adequação às diretrizes Ligabom e integrar critérios preventivos nos processos de vistoria e emissão de certificações.

O Crea vai fiscalizar o exercício profissional, garantindo que apenas profissionais habilitados executem estudos, projetos, obras e manutenção dos sistemas. A STTP e órgãos municipais correlatos deverão avaliar impactos estruturais, operacionais e riscos no entorno de edificações com sistemas para veículos elétricos, quando aplicável.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com