Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Secom-PB/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Com o aumento das temperaturas e do fluxo de pessoas em praias, rios e residências, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba reforça os cuidados para evitar acidentes durante o verão. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio Caturité FM, o capitão Suênio Sousa destacou que a atenção deve ser redobrada, principalmente com crianças, idosos e consumo de bebidas alcoólicas.
Segundo o oficial, a falta de supervisão é um dos principais fatores de risco, especialmente em açudes, rios e outros mananciais, onde não há presença constante de guarda-vidas.“No caso das crianças, é fundamental a supervisão dos pais. A maior preocupação é justamente a falta de supervisão, principalmente em açudes e mananciais. No litoral, temos uma prevenção forte com guarda-vidas, o que torna essas áreas mais seguras”, explicou.
O capitão também alertou para os perigos do mar, sobretudo em locais com correntes de retorno e no encontro do rio com o mar.“É importante seguir as orientações dos guarda-vidas e evitar áreas sem esse tipo de proteção. Acima da linha do umbigo já é sinal de perigo, independente da idade, porque o risco de afogamento aumenta”, ressaltou.
Dentro de casa, os cuidados também são essenciais, especialmente com crianças e idosos. Suênio citou riscos envolvendo energia elétrica, cozinha e quedas.“Não deixar celular carregando durante a noite, observar tomadas, cabos de panelas sempre para dentro do fogão, cuidado com gás de cozinha e, no caso dos idosos, atenção redobrada no banheiro para evitar escorregões”, orientou.
O capitão destacou ainda o aumento de incêndios florestais, comuns neste período de calor intenso.“A mata está seca e qualquer objeto, como vidro, metal ou até bituca de cigarro, pode provocar incêndio, principalmente às margens das rodovias”, alertou.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.