Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: ParaibaOnline/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O coordenador do Cenáculo de fim de ano da Comunidade Católica São Pio X, em Campina Grande, Gustavo Lucena, concedeu entrevista à Rádio Caturité FM e falou sobre o significado espiritual e a programação do tradicional encontro, que chega à sua 13ª edição e marca o último grupo de oração do ano da comunidade.
Segundo Gustavo, o Cenáculo acontece em um período especial, entre o Natal e a virada do ano, convidando os fiéis a viverem um momento profundo de gratidão.
“Estamos vivendo essa época do Natal, ainda há tempo de desejar um feliz Natal, mas também de nos aproximarmos da virada do ano. É tempo de fazer uma boa retrospectiva e guardar no coração, acima de tudo, o sentimento de gratidão”, destacou.
Ele ressaltou que a gratidão vai além das circunstâncias vividas ao longo do ano.
“Mesmo os momentos de 2025 que talvez não consideremos tão bons, a gratidão vai acima de uma avaliação do que foi bom ou ruim. Gratidão é um gesto de confiança de que Deus esteve sempre presente conosco em 2025”, afirmou. Para Gustavo, esse é o espírito que move o encontro realizado nesta segunda-feira.
O coordenador lembrou que o Cenáculo já se tornou uma tradição consolidada na comunidade.
“Já são 13 anos. Começamos reunindo poucas pessoas, fechando apenas a rua, e hoje o evento cresceu tanto que neste ano também será fechado um trecho da Rua 13 de Maio, porque é uma grande multidão que se junta para agradecer a Deus pelas bênçãos de 2025 e, acima de tudo, pedir graças para o próximo ano”, explicou.
A programação tem início ainda no fim da tarde. De acordo com Gustavo, os fiéis começam a chegar a partir das 16h, com abertura oficial às 18h30, quando acontece a recitação do terço. Das 19h às 20h, haverá um momento de animação e louvor, seguido pela pregação, que será conduzida pelo próprio coordenador. Em seguida, acontece a adoração ao Santíssimo Sacramento, presidida pelo padre Márcio Aurélio.
Um dos momentos mais marcantes do Cenáculo, segundo Gustavo Lucena, é a bênção da água e do sal, sacramentais da Igreja Católica utilizados na virada do ano.
“Nós, enquanto católicos, temos a graça de a Igreja nos oferecer esses sacramentais. A água e o sal serão abençoados hoje e orientamos que as pessoas usem na virada do ano como sinal de fé e proteção”, disse. No local, os fiéis poderão adquirir as garrafinhas com água e sal que receberão a bênção ao final da celebração.
O encerramento do Cenáculo é marcado por um momento simbólico e emocionante, com a tradicional imagem das bolas brancas, representando o agradecimento a Deus pelo ano que se encerra e o pedido de muitas bênçãos para 2026.
Gustavo destacou ainda o caráter familiar do evento. “É um momento muito bonito, porque as famílias estão mais livres nesse período. Você vê avós chegando com netos, pais com filhos. É um encontro que valoriza a família”, ressaltou.
Neste ano, o espaço contará ainda com uma ampla área de food park na Rua 13 de Maio, oferecendo mais conforto e convivência para os participantes antes e após o evento.
O tema escolhido para o Cenáculo de 2025 é “Um novo tempo, uma nova graça”. Para o coordenador, a mensagem traduz o desejo da comunidade.
“É isso que nós buscamos: que esse novo tempo que se inicia seja um tempo novo da graça de Deus, para nos ajudar, nos acompanhar e nos favorecer”, concluiu.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.