Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Ascom/Energisa
Continua depois da publicidade
Continue lendo
João Pessoa é um dos destinos mais procurados no país para o verão de 2025/2026. O maior fluxo de turistas somado as férias escolares e ao aumento das temperaturas durante o período tem um impacto direto no consumo de energia elétrica, que deve ser 7% superior comparado ao mesmo período do ano passado. Alinhado a esse crescimento e como parte do plano anual de investimentos, a Energisa, todos os anos, estrutura o Plano Verão, com foco em dar a robustez de atendimento necessária para a temporada. As ações se concentram, prioritariamente, nas áreas com grande demanda turística, onde estão a maioria dos hotéis, bares, restaurantes, e nos locais de veraneio, onde há um maior movimento neste período.
O Plano Verão engloba ações de manutenção preventiva - tanto na rede elétrica como em subestações - obras de melhoria e estruturais, inspeção nas redes de distribuição em toda capital e região metropolitana, aumento da capacidade dos transformadores das áreas turísticas e de veraneio, além do reforço de equipes técnicas, esquema especial de inspeções e ações de combate ao furto de energia. As iniciativas estão previstas no plano anual de investimentos da Energisa para Paraíba que, em 2025, foi superior a R$ 400 milhões para todo o estado, sendo 1/3 deste valor direcionado para região Leste, onde estão localizadas as cidades de João Pessoa, Cabedelo, Conde, entre outras, que concentram a maior demanda de energia na estação mais quente do ano.
“O trabalho de manutenção e os investimentos na rede elétrica são contínuos e o Plano Verão reforça a atuação, com especialistas no Centro de Operações Integrado e adaptações na logística de equipes para garantir resiliência de rede e segurança no fornecimento em áreas críticas durante o verão”, destaca a gerente de Operações da Energisa, Nathalia Holanda.
Ampliação da subestação que atende áreas de alta demanda
Nos últimos anos, a Energisa Paraíba realizou obras estruturantes que, nesse período de alta demanda, fazem a diferença na qualidade do fornecimento de energia. Um exemplo é a subestação Paratibe, cuja ampliação foi concluída este ano. O projeto incluiu a construção de uma nova Linha de Alta Tensão em 69kV, interligando as subestações Mangabeira e Paratibe, o que significa mais robustez e flexibilidade na gestão do sistema elétrico que atende a região.
As obras incluíram, ainda, o aumento em 65% da capacidade da subestação por meio da substituição do transformador, passando de 20MVA para 33MVA. Com um investimento superior a R$ 25 milhões, a nova Subestação Paratibe trouxe ainda mais disponibilidade de energia para dar suporte ao crescimento de João Pessoa e Litoral Sul do estado, reforçando o fornecimento para o Polo Turístico Cabo Branco e preparando a rede para a expansão e aumento de demanda de energia na Paraíba. A obra beneficiou cerca de 70 mil pessoas dessas regiões turísticas, além dos bairros do Valentina, Praia do Sol, Jacarapé e Paratibpe. “Essas regiões têm um aumento de demanda significativa durante o Verão. A ampliação da subestação garante a qualidade da entrega de energia e um sistema mais robusto,” explica Graziela Matos, gerente de Construção Distribuição e Manutenção da Energisa Paraíba.
Inspeções são intensificadas no Verão
A Energisa Paraíba realiza inspeções na rede elétrica ao longo do ano, para garantir o fornecimento de energia de qualidade e identificar eventuais irregularidades. Somente em 2025 foram realizadas 133 mil inspeções em unidades consumidoras, e foram identificadas mais de 18 mil irregularidades, além de 65 mil serviços de regularização de unidades e blindagens de rede, visando reduzir o furto de energia.
Essas ações serão intensificadas, durante o período do verão, especialmente nas áreas de veraneio e festividades, nas regiões de praias de João Pessoa, Cabedelo, Conde, Lucena, entre outros.
Ligações provisórias
A Energisa Paraíba deve receber cerca de 300 pedidos para ligações provisórias em dezembro. O procedimento é essencial para a ligação de eventos, lâmpadas decorativas, palcos, tendas, barracas, etc para garantir o suprimento energia elétrica de forma regular para o período festivo de natal, réveillon e carnaval, por exemplo.
Para atender o período de altas demandas, foi montado um esquema especial de atendimento para que os ambulantes, barraqueiros e demais comerciantes possam solicitar com mais comodidade e rapidez as ligações provisórias por meio dos canais de atendimento digital.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.