Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Felipe Brasil/MT
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O ministro dos Transportes, Renan Filho, se encontrou, nesta terça-feira (16), com a primeira brasileira a obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo novo modelo.
A empregada doméstica Andreza Lima dos Santos, de 27 anos, iniciou todo o processo de forma digital, pelo aplicativo CNH do Brasil. A habilitação foi emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB)
Migrante do interior do estado para João Pessoa aos 20 anos, ela trabalha para sustentar dois filhos e simboliza a realidade de milhões de brasileiros que, por muito tempo, tiveram o acesso à primeira habilitação dificultado pela burocracia, pelo alto custo e pela falta de tempo para cumprir as etapas do modelo tradicional.
Para Andreza, a mudança representa mais autonomia e segurança no dia a dia. “O custo da habilitação era muito alto, e o tempo também pesava. Para quem trabalha, ficava muito complicado. Com o novo processo, muita coisa foi adiantada pelo aplicativo. Para quem não tem condições, esse modelo vai ser o ideal. É um marco na história”, afirmou.
Ela também relatou a insegurança de dirigir sem a licença antes da mudança. “Quando passava por uma blitz, o coração chegava a gelar. As pessoas não querem estar na ilegalidade, mas o processo era caro e fazia a gente perder dias de trabalho. Agora, isso mudou”, completou.
Visita à Paraíba
O ministro esteve na sede do Detran-PB, em João Pessoa, para acompanhar de perto a nova rotina de emissão da CNH no estado. Apenas uma semana após o lançamento da plataforma, a Paraíba já contabiliza 46.696 solicitações para emissão do documento.
Desse total, 18.629 candidatos se inscreveram no curso de formação, e 7.459 já concluíram as aulas, demonstrando a imensa demanda para obter a primeira habilitação.
Para o ministro dos Transportes, a modernização do processo de emissão da CNH amplia o acesso à cidadania, reduz custos e contribui para um trânsito mais seguro.
“A lentidão do modelo anterior, na prática, acabava forçando muitos cidadãos a dirigir sem habilitação. Ao simplificar e agilizar o processo, o novo modelo permite a formalização de condutores como a Andreza, que já utilizava sua motocicleta, mas agora obteve a CNH após cumprir todas as etapas legais”, destacou Renan Filho.
Ao lado do diretor-superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, e do secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Jean Nunes, Renan Filho reiterou o compromisso do Governo do Brasil com a ampliação do acesso à habilitação e com o apoio às iniciativas que beneficiem diretamente a população.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.