Paraíba

Cagepa reforça operações contra furtos de água no Sertão paraibano

Da Redação com Secom/PB
Publicado em 11 de dezembro de 2025 às 19:52

conta de água cagepa

Foto: Secom-PB/Arquivo

Continua depois da publicidade

Continue lendo

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) iniciou, esta semana, uma operação conjunta com as polícias Civil, Militar e Científica para combater o furto de água em municípios e distritos do Sertão paraibano.

As ações abrangem as cidades de Vieirópolis, Lastro e São Francisco e os distritos de Campo Alegre e São Pedro.

Só na terça-feira (10), foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, que resultaram na identificação de oito pontos de ligação clandestina e na apreensão de mais de três quilômetros de mangueiras e tubos de diâmetros diversos (20, 25, 32 e 50 milímetros).

Ainda durante o primeiro dia de operação foram apreendidas três armas de fogo e um homem foi preso em flagrante.

De acordo com o gerente regional da Cagepa no Rio do Peixe, Basílio Vale, a Cagepa já mapeou mais de 30 pontos de desvio ao longo dos 60 quilômetros da adutora do Sistema Integrado de Capivara, que leva água da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Uiraúna até o município de São Francisco.

Segundo ele, as ligações criminosas seriam responsáveis pela redução de até 60% do abastecimento de água tratada destinado às comunidades da região.

“Nós começamos a notar uma diminuição da água nas cidades mais longínquas. A partir disso, nossas equipes técnicas fizeram um mapeamento que foi apresentado à delegacia local. De acordo com nosso levantamento, a maior parte das ligações ilegais são de propriedades rurais que furtam água para abastecer pequenos açudes e irrigar plantações, desviando mais de 80 metros cúbicos de água por hora. Isso prejudica diretamente a população, pois é água tratada que deveria estar chegando às casas de centenas de famílias da região que dependem do recurso para suprir suas necessidades básicas”, explicou.

Furto de água é crime – O furto de água é considerado crime contra o patrimônio, conforme o artigo 155 do Código Penal, com pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa. A Cagepa também aplica sanções administrativas, como a suspensão do fornecimento e multas de até R$ 10 mil.

Denúncias de irregularidades podem ser feitas de forma anônima através do número 115, WhatsApp (83) 98198-4495, ou pelos canais digitais da empresa, incluindo o site oficial e o aplicativo Cagepa.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com