Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Ascom/Sebrae-PB
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Criar estratégias para fomentar o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento das atividades econômicas de forma sustentável e inovadora, a partir da projeção de uma série de ações compartilhadas e com governança colaborativa.
Esse é um dos propósitos da Agenda Território Empreendedor do Médio Piranhas, divulgada nesta terça-feira (9), na cidade de Pombal, no sertão do estado.
O movimento, de iniciativa do Sebrae/PB tem como resultado a aplicação da metodologia do Programa LIDER, que consiste no estudo de potencialidades e vocações do próprio território em foco, que neste caso, abrange o total de 10 municípios: Belém do Brejo do Cruz, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha, Jericó, Paulista, Pombal, Riacho dos Cavalos, São Bentinho e São Bento.
De acordo com o gerente da agência regional do Sebrae/PB em Pombal, Aldo Nunes, a construção da agenda aconteceu ao longo de vários encontros e incluiu a participação de líderes de vários setores.
“Foram mais de 40 líderes que participaram desse processo e daqui por diante cada um tem um papel fundamental para execução das ideias e das sugestões apontadas na agenda. O objetivo é semear o desenvolvimento do território e o Sebrae enquanto instituição de apoio continuará também colaborando neste ambiente”, enfatizou.
O prefeito de Pombal, Claudenildo Alencar, comentou que o lançamento da agenda marca um novo momento para a região, contemplando as cidades com um planejamento pautado no crescimento da economia e na criação de uma nova realidade.
“É uma proposta com visão de futuro e que pode impactar de forma positiva para a transformação do nosso território, gerando emprego, renda e inovação”, disse.
Maira Felinto, professora da Unidade Acadêmica Tecnologia de Alimentos (UATA) do campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Pombal, fez uma avaliação positiva do programa LIDER.
“Essa iniciativa deixa um legado para alavancar o desenvolvimento da nossa região em diferentes setores como agropecuário, turismo e a própria educação. É um incentivo para as nossas lideranças e agora é fortalecer ainda mais esse movimento para que possamos lutar por essas melhorias e esse desenvolvimento no território”, pontuou.
A missão idealizada pelos líderes para a consolidação da agenda em uma perspectiva de futuro se baseia na promoção do desenvolvimento regional de forma sustentável e inovadora para o Médio Piranhas.
Outros pontos se destacam pela cooperação entre instituições, empresas e poder público, integrando educação, empreendedorismo e tecnologia para gerar oportunidades, inclusão socioambiental e melhoria da qualidade de vida das comunidades do território.
Os eixos de desenvolvimento têm como áreas prioritárias: educação, turismo sustentável, agronegócio sustentável, indústria digital e tecnologias IA, ambientes de negócios e inovação e infraestrutura – observando o alinhamento de todas as ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que consiste na execução de atividades a partir de uma governança colaborativa, estruturada e coesa para o território.
Para o prefeito de Catolé do Rocha, Lauro Maia, que também ocupa o cargo de presidente da Associação dos Municípios do Médio Piranhas (ASMEP), a integração de diferentes líderes representando setores como a gestão pública, entidades educativas, empresas privadas e instituições sociais contribui para uma visão compartilhada de como construir uma região melhor.
“Essa ação engrandece o nosso território e cabe agora o dever de seguir essas orientações inseridas na agenda para que o nosso território seja cada vez mais desenvolvido em suas vocações”, enfatizou.
O evento de lançamento da Agenda Território Empreendedor do Médio Piranhas aconteceu no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA) da UFCG, em Pombal. Também estiveram presentes o diretor do campus da instituição universitária, Anielson dos Santos Souza, a gestora do Programa Cidades e Territórios Empreendedores do Sebrae/PB, Nelijane Ricarte, além da gestora do LIDER em Pombal, Leilane Vieira, representantes de instituições financeiras e empresas da região.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.