Paraíba

Senador paraibano comenta projeto de lei que reduz penas de envolvidos em atos antidemocráticos

Da Redação de João Pessoa (Hacéldama Borba)
Publicado em 10 de dezembro de 2025 às 18:53

veneziano

Foto: Ascom

Continua depois da publicidade

Continue lendo

O senador Veneziano Vital do Rêgo falou sobre o projeto de lei que prevê a redução de penas de pessoas condenadas pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e pela tentativa de golpe de Estado, como o ex-presidente Jair Bolsonaro. A proposta foi aprovada em Plenário por 291 votos a 148 e será enviada ao Senado.

Conforme o senador, os deputados podem discutir todo e qualquer projeto, contanto que não desconheçam algumas matérias e as suas naturezas. “Quando a Câmara coloca para apreciação por força de uma condicionante externada pelo filho do ex-presidente, que disse que poderia repensar na sua candidatura, caso essa matéria, que é quase uma anistia, viesse a ser aprovada, porém a Casa pautou e deixou de discutir um assunto de extrema sensibilidade”, avaliou.

Para Veneziano não se pode simplesmente desconhecer a necessidade de se fazer um debate até porque as consequências de uma aprovação, caso a matéria venha a ser aprovada, cairão sobre futuras gerações.

“Você não fica mudando os processos e as leis, não se pode fazer com que algo que esteja há menos de 40 dias consumado, como foram as decisões em acórdãos com trânsito em julgado daqueles que tiveram a oportunidade de se defender, mas que foram condenados alguns deste em uma mudança em menos de poucos dias”, explicou.

O que o Senado Federal está fazendo, segundo Veneziano, é o mesmo que foi feito há 90 dias quando a Câmara, mais uma vez, através de uma decisão do presidente colocou para ser apreciada e aprovada, a chamada PEC da Blindagem. “Se não fosse o Senado Federal e a reação da sociedade brasileira, isso teria sido levado adiante. O Senado corrigiu e à unanimidade disse não. Nós não podemos aprovar um projeto com a PEC da Blindagem”, destacou.

Veneziano explicou ainda que o Senado vai debater na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e de forma pontuada, observar o que está sendo proposto com debate responsável e equilibrado para com as instituições e o povo brasileiro. “É dessa maneira que vou expor a minha posição”, assegurou.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com