Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Ascom/UFPB
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O quadro Sou do Campo trouxe um dia de comemoração para a fruticultura paraibana, com o professor e engenheiro agrônomo Fábio Agra Medeiros apresentando o lançamento da cultivar de acerola Rubi-PB, desenvolvida pela Empaer em parceria com a UFPB de Areia.
Ele explicou que a nova variedade, fruto de pesquisas iniciadas nos anos 2000, é mais saborosa, tem maior teor de ácido ascórbico e antocianinas, apresenta coloração vermelho-escarlate mais intensa e mantém o sabor por mais tempo no armazenamento.
Fábio destacou que a Rubi-PB também permanece mais tempo no pé, favorece a colheita e aumenta a rentabilidade dos agricultores.
Registrada no Ministério da Agricultura em 2024 como a primeira fruteira desenvolvida na Paraíba, a cultivar estará disponível para encomenda no viveiro da Empaer e no Centro de Ciências Agrárias da UFPB, com mudas previstas para comercialização a partir do primeiro trimestre de 2026.

Foto: ParaibaOnline/Arquivo
O professor reforçou que o lançamento é um marco para a ciência e para o setor rural, resultado do esforço de pesquisadores que seguem trabalhando apesar das dificuldades enfrentadas pelas instituições públicas de ensino e pesquisa.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.