Paraíba

Deputada repudia caso brutal de feminicídio em Patos 

Da Redação com Ascom
Publicado em 11 de novembro de 2025 às 17:02

chica mota

Foto: Ascom

Continua depois da publicidade

Continue lendo

A deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta terça-feira (11), para denunciar e lamentar o assassinato da policial penal Edvânia Vieira da Silva, de 44 anos, ocorrido na cidade de Patos, no último fim de semana.

A servidora pública estava desaparecida há dois dias e foi encontrada morta dentro de sua própria casa, com sinais de violência.

Durante o pronunciamento, a parlamentar sertaneja fez um discurso contundente, ressaltando o impacto do crime na comunidade patoense e cobrando mais ações no enfrentamento à violência contra a mulher.

“Cada dia que somos obrigadas a subir a esta tribuna para trazer uma notícia como essa é uma covardia e uma humilhação para nós, mulheres, impressionante. As mulheres de Patos estão revoltadas. Uma profissional elogiada, que trabalhava pela segurança pública, ser morta de forma tão bárbara mostra o quanto ainda estamos vulneráveis”, declarou Francisca Motta.

A deputada relatou detalhes do caso, lembrando que Edvânia era funcionária do Presídio Feminino de Patos, reconhecida pelo trabalho exemplar e pelo respeito que tinha entre os colegas.

O corpo da servidora foi encontrado no sábado (8), no bairro Jardim Magnólia, com o muro da residência pichado com iniciais que faziam alusão a facções criminosas, uma tentativa de desviar a atenção da polícia.

O principal suspeito, segundo informações divulgadas pela imprensa, é o companheiro da vítima, preso no estado de Pernambuco.

Francisca Motta lamentou a brutalidade do crime e afirmou que a tragédia escancara a dimensão cultural e estrutural da violência contra as mulheres no país.

“Dói saber que uma mulher que vive dentro de um ambiente policial, que conhece os trâmites de segurança, ainda assim é surpreendida e morta. Isso mostra que nenhuma de nós está protegida o suficiente”, disse.

A parlamentar refletiu que, embora haja avanços na proteção da vida e dos direitos das mulheres, casos como o de Edvânia demonstram que a solução ainda é complexa e exige mais compromisso do poder público e engajamento da sociedade.

“Não podemos normalizar o feminicídio nem permitir que casos como o de Edvânia virem apenas estatísticas”, completou Francisca Motta.

O caso ganhou repercussão estadual e nacional pela brutalidade e pela simbologia do crime, que abalou a população de Patos e os profissionais do sistema penitenciário.

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba (Seap) lamentou profundamente a morte e se solidarizou com familiares e colegas de trabalho da policial penal.

Francisca Motta finalizou o pronunciamento pedindo união de forças entre o Poder Legislativo, o Governo do Estado e a sociedade civil para enfrentar a violência de gênero com ainda mais firmeza.

“Não é apenas mais um crime. É mais um grito de alerta. Que a morte de Edvânia não caia no esquecimento, mas sirva para fortalecer a luta de todas as mulheres por respeito, segurança e justiça”, concluiu a deputada.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com