Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: ParaibaOnline
Continua depois da publicidade
Continue lendo
*Vídeo: ParaibaOnline
O comandante do Corpo de Bombeiros em Campina Grande, tenente-coronel Jean Benício, detalhou nesta segunda-feira (10), em entrevista à Rádio Caturité FM, o trabalho de resposta realizado após o rompimento do reservatório da Cagepa, ocorrido no último sábado, na cidade.
Segundo ele, a atualização consolidada das equipes confirmou que 50 edificações foram atingidas pelo grande volume de água — 44 residenciais e 6 comerciais.
De acordo com Benício, o Corpo de Bombeiros classificou os danos das estruturas com base nas normas da ABNT.
“Dessas cinquenta edificações, seis foram classificadas com riscos severos ou graves. As demais apresentaram danos moderados ou leves. Os moderados envolveram danos a portões, esquadrias e mobília; já os leves foram caracterizados apenas por infiltrações”, explicou.
O comandante destacou o trabalho inicial conduzido pelo major Lucas, engenheiro e primeiro oficial a responder à ocorrência, juntamente com o major Germano e o capitão Neto, responsáveis pela organização e gerenciamento das equipes no momento mais crítico da situação.
Sobre o apoio às famílias, o tenente-coronel afirmou que as casas com danos leves ou moderados foram liberadas para limpeza e atendimento da assistência social. Já os imóveis com estruturas colapsadas continuam sendo acessados por equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para permitir a retirada segura de documentos e objetos de valor sentimental. Após essa etapa, a avaliação das estruturas ficará a cargo dos engenheiros da Cagepa e da Defesa Civil Estadual.
Benício também alertou para os cuidados em situações de desastre repentino, como o ocorrido. Ele reforçou que a população deve acionar os órgãos de emergência e evitar agir por conta própria.
“Temos hoje o Centro Integrado de Comando e Controle, que reúne Bombeiros, Polícia Militar, STTP, Samu e outros órgãos, garantindo uma resposta rápida e coordenada”, destacou.
Leia também:
Tragédia em Campina Grande: veja em detalhes a cobertura do ParaibaOnline
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.