Paraíba

Diocese de Campina Grande assegura preservação das nascentes do Açude Velho

Da Redação*
Publicado em 9 de novembro de 2025 às 14:30

dom dulcenio reserva

Foto: Dvanilson Marinho/Pascom

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Na manhã deste sábado, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, esteve reunido com a direção da Rádio Caturité FM, representada por Lúcia Duarte, com o vigário-geral da Diocese, padre Luciano Guedes, além de pesquisadores, professores universitários, biólogos e representantes da ONG ARRPIA para tratar sobre uma área pertencente à emissora, e ligada à Diocese, localizada na zona rural do município.

O encontro aconteceu no próprio terreno, espaço que é preservado pela Diocese de Campina Grande, em parceria com a Rádio.

O local, conhecido como Riacho das Piabas, é de grande importância ambiental e histórica, por abrigar nascentes que outrora alimentou o Açude Velho, ponto simbólico da cidade.

A área mantém fragmentos de Mata Atlântica, espécies nativas e aves raras, configurando-se como um verdadeiro refúgio ecológico em meio à expansão urbana de Campina Grande.

A visita teve como objetivo avaliar e planejar ações de preservação e revitalização do espaço, além de discutir possibilidades de pesquisa e conscientização ambiental em parceria com universidades e especialistas.

A iniciativa é da ARRPIA – Articulação pela Revitalização do Riacho das Piabas. A proposta é que o terreno seja reconhecido oficialmente como uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), garantindo a conservação permanente do ecossistema e a valorização desse patrimônio natural.

Em sua fala, Dom Dulcênio ressaltou a importância do cuidado com a criação e da responsabilidade de todos com a ´Casa Comum´:“Dentro desse espírito de preservação, estamos preocupados, sobretudo, porque hoje deve haver, por parte de toda a sociedade, esta preocupação com a natureza. Esta região tem a nascente do Riacho das Piabas e queremos que ela seja preservada para o bem de todos. É o cuidado com a criação de Deus. Deus deixou essa missão para nós – o cuidado com a nossa casa comum”, afirmou o Bispo, em sintonia com o apelo do Papa Francisco na encíclica Laudato Si’.

A diretora da Rádio Caturité FM, Lúcia Duarte, destacou a relevância da parceria entre a emissora e a Diocese na defesa do meio ambiente: “Esse espaço é o ponto inicial da história de Campina Grande. Aqui estão três nascentes e uma vegetação atlântica rica, com espécies de árvores ameaçadas, como o coco-catolé e o jenipapo. Preservar este lugar é preservar nossa própria origem”.

reserva pascom cg

Foto: Dvanilson Marinho/pascom/cg

O representante da ONG, David Dhuan, reforçou a importância de transformar o terreno em uma RPPN, explicando que essa iniciativa permitiria captar recursos e fortalecer ações de conservação.

“Ao garantir a proteção legal dessa área, estaremos assegurando às futuras gerações o valor ecológico que ainda temos. É uma forma de dar uma força à natureza, para que tudo se torne ainda mais belo”, acrescentou.

Já o professor universitário Daniel Duarte elogiou a iniciativa da Igreja e ressaltou o valor ecológico do espaço: “A Diocese está de parabéns por escolher esta área como demonstração concreta de que o ser humano, que muitas vezes destrói a natureza, pode também atuar em sua preservação. Este é um espaço especial, onde se encontram a Caatinga e a Mata Atlântica, abrigando importantes nascentes. E a água é vida, é ecologia integral”.

Esta é mais uma ação concreta da Diocese dentro da Campanha da Fraternidade 2025, que traz como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

A primeira ação ocorreu na abertura da Campanha, com o plantio de um pomar no Centro Diocesano de Eventos São João XXIII, em Lagoa Seca. No total, 73 mudas de árvores frutíferas foram plantadas, número que corresponde a quantidade de paróquias da diocese.

Ao final do encontro, Dom Dulcênio agradeceu a presença de todos e reafirmou o compromisso da Diocese com a defesa da vida e da natureza: “Queremos colocar a Diocese à disposição para apoiar as iniciativas que visem o bem comum e a preservação do meio ambiente. Este é mais um gesto concreto de fé e compromisso com o cuidado da Casa Comum.”

* Pascom/CG

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com