Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: ParaibaOnline/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
*Vídeo: ParaibaOnline
O vereador Alexandre Pereira (União Brasil) anunciou, em entrevista à Rádio Caturité FM, a apresentação de um projeto de lei que regulamenta as corridas de rua em Campina Grande. Segundo o parlamentar, a iniciativa nasceu de um pedido da própria população e foi amplamente debatida com representantes do setor esportivo, organizadores de eventos e secretarias municipais.
“Já há alguns meses apresentamos esse projeto de lei na Câmara Municipal de Campina Grande. Diga-se de passagem, foi estudado e trabalhado com todos os envolvidos, inclusive com o representante da empresa que organiza cerca de 90% dessas corridas na cidade. Tivemos uma audiência pública, debatemos o tema e agora buscamos criar normas que estabeleçam critérios, obrigações e deveres para quem organiza esses eventos”, explicou Alexandre.
O vereador destacou o crescimento do número de corridas de rua em Campina Grande, apontando a importância de alinhar lazer e saúde com responsabilidade.
“Hoje há um crescimento muito grande nessa área, que é importante para o lazer e, principalmente, para a saúde das pessoas. Mas é preciso ter regramento. Não pode ser apenas a corrida por ser corrida. Precisamos de normas que garantam segurança, respeito e organização”, afirmou.
Entre os pontos do projeto, Alexandre Pereira ressaltou que a proposta define horários adequados para a realização das provas, prevendo o início entre 5h30 e 6h da manhã, e obriga a presença de ambulâncias e equipes médicas a cada cinco quilômetros de percurso.
“No último fim de semana, tivemos um evento e recebemos muitas reclamações sobre o barulho. Bairros distantes do Parque do Povo ouviram o som alto às 6h da manhã de um domingo, dia de descanso. A lei prevê limites para isso e determina cuidados com a estrutura, segurança e o uso responsável do espaço público”, reforçou.
Outro ponto destacado pelo parlamentar é a prestação de serviços de limpeza e manutenção após os eventos. Alexandre afirmou que as secretarias de Serviços Urbanos e de Esporte e Lazer participaram da elaboração do texto, justamente para equilibrar a realização das corridas com o dever de preservação dos espaços públicos.
“Conversamos com o secretário de Serviços Urbanos, Dorgival, e com o secretário Ronaldo Neto. Eles participaram da construção dessa proposta. Em muitos casos, após as corridas, a cidade fica suja, com centenas de copos descartáveis e resíduos jogados no trajeto. Isso gera custo para o poder público, que acaba limpando áreas usadas por eventos privados. Nossa lei deixa claro que essa responsabilidade é das empresas organizadoras”, pontuou.
Por fim, Alexandre Pereira reforçou que o objetivo não é impedir os eventos esportivos, mas garantir que sejam realizados de forma segura, organizada e sustentável.
“Campina Grande é uma cidade que está à frente do tempo. Não podemos permitir que eventos grandes aconteçam sem responsabilidade. Não queremos atrapalhar as corridas, queremos fortalecê-las, oferecendo direitos a quem participa e cobrando deveres de quem organiza”, concluiu o vereador.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.