Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Ascom/UFCG
Continua depois da publicidade
Continue lendo
No ano em que o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG) completa 75 anos, a unidade hospitalar é presenteada com a doação definitiva do terreno onde se localizam suas instalações à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
A destinação foi realizada pela União, em solenidade que contou com a presença da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck; do reitor da UFCG, professor Camilo Farias; e do gerente Administrativo do HUAC, professor Vicemário Simões.
“Foi com imensa satisfação que todos nós do HUAC-UFCG recebemos a notícia e a efetivação da doação definitiva do terreno e instalações onde funciona há 75 anos o nosso hospital”, ressalta o superintendente da unidade hospitalar, professor Homero Rodrigues.
“Representa uma clara demonstração da sensibilidade do Presidente Lula para com os campinenses e paraibanos, distinguindo-os com esse gesto de grandeza e atenção à saúde da população”, complementa o superintendente.
Linha do tempo
Da fundação, em 1950, até 1977 o Hospital Alcides Carneiro pertencia ao Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Estado (IPASE). E de 1977 até 1988, ao Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (INAMPS).
Com a promulgação da Constituição Federal, em 1988, criando o Sistema Único de Saúde (SUS), o INAMPS foi extinto e logo em seguida o Governo Federal iniciou o processo de municipalização da Saúde, transferindo para a Universidade Federal da Paraíba a gestão da unidade hospitalar, que a partir daí passou a ser denominado Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC).
A Cessão de Pessoal e de Imóveis do INAMPS para a UFPB ocorreu em 01 de agosto de 1990. E em 2002, com o desmembramento da UFPB, o Hospital Universitário Alcides Carneiro passou a integrar a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Portanto, desde a extinção do INAMPS, as instalações do HUAC eram erguidas sobre terreno cedido pela União, sendo agora definitivamente doado pela União à Universidade Federal de Campina Grande. A destinação do terreno ocorreu em evento de entrega de imóveis da união na Paraíba, realizado pelo MGI em João Pessoa agora em 10 de outubro.
Sobre a Ebserh
O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.