Paraíba

Secretário de João Pessoa esclarece fala sobre pessoas em situação de rua

Da Redação
Publicado em 17 de outubro de 2025 às 18:17

vitor hugo prefeito de cabedelo

Foto: Ascom/Prefeitura de Cabedelo

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Nesta sexta-feira (17), o ex-prefeito de Cabedelo e atual secretário de Turismo de João Pessoa, Vitor Hugo (Avante), utilizou suas redes sociais para esclarecer as declarações proferidas sobre pessoas em situação de rua.

Na semana passada, durante uma audiência pública na Câmara Municipal da Capital, o secretário afirmou que “alimentar moradores de rua não é correto”, justificando que ações nesse sentido contribuem para a permanência dessas pessoas nas ruas.

A fala gerou forte repercussão e levou o Ministério Público da Paraíba (MPPB) a instaurar um procedimento para apurar o caso, intimando Vitor Hugo e o prefeito Cícero Lucena (sem partido) a prestarem esclarecimentos.

Diante da repercussão, Vitor Hugo afirmou que suas palavras foram tiradas de contexto.

“Uma parte de pessoas mal intencionadas distorceu um pedacinho do meu discurso e me colocou nas redes sociais querendo me jogar contra as pessoas”, iniciou.

O secretário também destacou que sua fala abarcava as ações de acolhimento promovidas pela Prefeitura de João Pessoa.

“Primeiro, ninguém falou do meu discurso onde eu disse que a Prefeitura tem serviços excelentes que são oferecidos para esses moradores de rua, a exemplo de casas de acolhimento, equipes de saúde que cuidam dessas pessoas. Nós temos o colchão adequado para eles dormirem, refeições a um real e, nas casas de acolhimento, essas refeições são gratuitas”, explicou.

Segundo Vitor Hugo, seu posicionamento foi feito sob o entendimento de gestor da pasta do Turismo, que busca preservar os espaços públicos e turísticos da cidade.

“Eu disse que o prefeito Cícero e o prefeito Léo têm esse olhar humano para as pessoas, porque aquele local não é adequado para eles, principalmente para desenvolver o turismo, que é a parte pela qual sou responsável”, pontuou.

O secretário também reforçou sua crítica ao ato de oferecer dinheiro diretamente a pessoas em situação de rua.

“Quando eu falo de dar alimentação a essas pessoas, do dinheiro que dão, é porque eles fomentam o tráfico de drogas na nossa cidade. O dinheiro que eles recebem é usado para comprar drogas e viverem ali drogados, e isso não é correto”, enfatizou.

Vitor Hugo reforçou a importância das ações estruturadas da gestão para o acolhimento, e não o abandono dessas pessoas.

“Eu acho que essas pessoas poderiam estar em um lugar adequado, com cobertor, com colchão e todo esse serviço que a Prefeitura oferece”, disse.

O secretário ressaltou a preocupação com a imagem de João Pessoa e sustentou sua ideia.

“Enquanto secretário de Turismo, eu tenho que ter responsabilidade. E, para deixar João Pessoa, a capital queridinha do Brasil, nós não podemos ter moradores de rua morando em Tambaú, no cartão-postal da cidade. É com isso que nós estamos preocupados”, concluiu.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande