Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Ascom/ALPB
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (16), a 7ª edição da Assembleia Itinerante com a realização da sessão ordinária no município de Sousa, Sertão paraibano.
Os parlamentares estiveram reunidos no auditório da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Sousa – e, além de ouvir demandas de prefeitos, vereadores e moradores da região, aprovaram projetos que irão melhorar a qualidade de vida do povo sertanejo.
“É a oportunidade de aproximar o Poder Legislativo do povo. Ouvir os gestores e parlamentares dos municípios, assim como, lideranças políticas para que todos possam expor seus pontos de vista sobre temas específicos da região e de todo o Estado para que, desta forma, a Assembleia siga trabalhando por uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, afirmou o presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino.
Preocupados com a estiagem na região, os deputados aprovaram também a solicitação feita pelo deputado Chico Mendes, através do Requerimento 25.645/2025, ao Poder Executivo em prol a perfuração e instalação de poços artesianos nos municípios que integram a 10ª região geoadministrativa da Paraíba, sediada em Sousa.
“Estivemos no Vale do Piancó, passamos por São Bento, onde vários municípios ao seu redor sofrem com a falta de água. Chegou a hora de resolvermos isso de forma definitiva. Nós já temos água em várias regiões, falta apenas investimento na distribuição. Precisamos fazer um trabalho para aproveitar a água, seja para o consumo humano, no agronegócio ou para o consumo animal. O homem do campo precisa ter a garantia que terá água hoje, amanhã e no futuro”, reivindicou o presidente Adriano.
O deputado Júnior Araújo apresentou o Requerimento 25.694/2025, através do qual solicita a presidenta da Companhia de Habitação Popular da paraíba (Cehap), considerar a necessidade de construção de unidades habitacionais através do Programa Parceiro da Habitação no município de Sousa.
“Nosso objetivo é reduzir os graves desafios no setor habitacional que ainda assolam milhares de paraibanos, especialmente famílias de baixa renda ou que residam em áreas de risco ou insalubres, atendendo assim ao segmento populacional mais vulnerável e com maior carência por moradia digna”, cobrou o deputado Júnior Araújo.
CULTURA E TURISMO
De autoria do deputado Wallber Virgolino, foi aprovado o reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba a Expo Sousa, realizada anualmente no mês de julho. De acordo com o PL 4.473/2025, o evento é considerado um dos mais representativos do interior paraibano, reunindo exposições agropecuárias, feiras de negócios, atrações culturais e atividades voltadas ao fortalecimento da economia regional.
“A Expo Sousa atrai milhares de visitantes, movimentando setores da economia e da cultura. Reconhecer a Expo Sousa como Patrimônio Cultural Imaterial significa garantir a valorização e a preservação dessa expressão coletiva, que faz parte da história e da construção da identidade do povo sousense e paraibano”, justificou Wallber.
O Santuário Frei Damião, construído em 1974, também teve o seu reconhecimento como Patrimônio Religioso, Cultural e Imaterial paraibano aprovado. A proposta foi apresentada pelo deputado Felipe Leitão.
“Trata-se de um local de peregrinação, missas, procissões e agradecimento a graças alcançadas. Um local de fé. Mais de 10 mil fiéis passam por este santuário todos os meses para participar de uma programação extensa. O Santuário de Frei Damião tornou-se uma rota para o turismo religioso”, argumentou Leitão.
O Poder Legislativo estadual, através das sessões itinerantes, se instalou no município de Sousa após passar pelas cidades de Campina Grande, Guarabira, Patos, Itaporanga, Piancó e São Bento.
Os paraibanos podem acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões ordinárias, visitas técnicas, reuniões de comissões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.