Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Secom/JP
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A Semana do Idoso começou em clima de alegria nesta segunda-feira (29), com a apresentação do Coral Raio de Luz no Centro de Referência da Pessoa Idosa, no Altiplano.
O grupo encantou e animou o público, que também participou de atividades físicas e de uma oficina de memória, todas previstas na programação especial do evento.
O Centro faz parte da rede de serviços ofertados pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), e hoje atende aproximadamente 700 idosos, que participam de atividades voltadas para saúde, lazer, inclusão e fortalecimento de vínculos.
De acordo com a coordenadora do espaço, Mariângela Pontes, a proposta vai além da recreação. “É importante lembrar que envelhecer é um processo natural da vida e todos nós vamos passar por ele. Por isso, precisamos garantir respeito, cuidado, dignidade e oportunidades para quem está nessa fase. Isso inclui acesso à saúde de qualidade, lazer, segurança, inclusão digital e social. O respeito ao idoso não se limita a um dia no ano, mas é um compromisso diário, construído com empatia, responsabilidade e amor”, destacou.
Uma das integrantes do Coral Raio de Luz, Socorro Roque, de 85 anos, participa do Centro desde a inauguração. Moradora do bairro Altiplano, ela conta que encontrou no espaço um lugar para cuidar da saúde e também para desenvolver novas habilidades.
“Quando percebi que tinha um local onde a gente podia desenvolver qualquer atividade que gostasse, principalmente memória, atividades que fortalecem o corpo e também buscar novos conhecimentos, eu me matriculei. O coral é mais recente, mas é uma das atividades que tenho mais prazer em participar. Além do canto, toco também violão, que aprendi apenas observando, e com a prática vou melhorando”, relatou.
Para ela, o maior benefício vai além das atividades. “Aqui a gente faz boas amizades. A felicidade é um conjunto, apesar dos aperreios da vida, a gente precisa deixar a tristeza pra lá e colocar a alegria na frente”, acrescentou.
Entre as atividades oferecidas pelo Centro estão hidroginástica, aeróbica dançante, dança, alongamento funcional, oficina de memória, artesanato, câmbio (jogo de vôlei adaptado para idosos), ginástica gerontológica, Reiki e dinâmicas de grupo. Além disso, a equipe organiza momentos festivos que contam sempre com a participação ativa dos idosos.
Outra usuária que se apaixonou pelo serviço foi Marisa Alves, de 73 anos. Natural de São Paulo, ela escolheu João Pessoa para viver a aposentadoria e foi acolhida pela equipe do Centro do Idoso.
“Eu trabalhei a vida toda na área administrativa de um hospital e, quando conheci a Paraíba, me apaixonei. Pouco tempo depois, descobri o Clube dos Idosos e já na primeira aula a professora me cativou. Sem dúvidas, estar aqui é uma das minhas melhores escolhas diárias”, contou.
Marisa revelou que os desafios também são parte importante da experiência. “Quando comecei na ginástica gerontológica percebi que não tinha as mesmas facilidades dos colegas que já estavam na aula há mais tempo. Então, comecei a me alongar em casa, a praticar os exercícios que aprendi aqui, porque queria acompanhar a turma. O que antes eu fazia para ter retorno financeiro, hoje faço pelo meu corpo. Usei muito a mente e o corpo durante a vida, e agora trabalho para cuidar deles. Eu amo estar aqui”, afirmou.
A Semana do Idoso é realizada anualmente pela rede socioassistencial da Prefeitura em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro. A programação segue ao longo da semana, reforçando a importância de um envelhecimento saudável, com dignidade, respeito e oportunidades.
Programação que será realizada no Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa, no bairro do Altiplano:
Dia: terça-feira (30)
Horário: 7h30 e 14h
Atividade: Ginástica gerontológica, hidroginástica, musculação funcional e palestra sobre prevenção de quedas, com a enfermeira Wanessa Estrela;
Dias: 1° a 3 de outubro
Horário: 7h
Atividade: Torneio Estadual de Câmbio
Dias: 6 e 8 de outubro
Horário: às 10h (dia 6) e às 14h (dia 8).
Atividade: Oficinas da Memória conduzidas pelas professoras Marlene e Virgínia.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.