Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Secom/JP
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Idosos de diversos serviços e entidades ligadas à Prefeitura de João Pessoa participaram, nesta quinta-feira (25), da abertura da Semana Municipal da Pessoa Idosa, realizada no Parque Solon de Lucena – Lagoa.
A programação foi promovida pelo Centro Municipal de Referência da Pessoa Idosa (CMRPI), vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). Os participantes tiveram acesso a serviços de assistência social, saúde e atividades de lazer voltadas à valorização da pessoa idosa e à promoção da qualidade de vida.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Diego Tavares, esteve presente e reafirmou o compromisso da gestão municipal com a população idosa.
“Venho trazer a mensagem do prefeito Cícero e da primeira-dama Lauremília. Vocês sabem do carinho e da importância que a nossa gestão dá aos idosos. É uma alegria estar aqui neste momento, celebrando mais uma Semana Municipal da Pessoa Idosa. Esta é uma semana importante, que valoriza todos vocês, que se dedicaram a vida inteira, que formaram famílias e que hoje merecem o nosso reconhecimento”, destacou.
Patrícia Souza, vice-presidente do CMDPI, também ressaltou a importância do evento. “Este é um momento especial em que celebramos a vida, a sabedoria e a experiência de quem tanto contribuiu e continua contribuindo para a nossa sociedade. Hoje, mais do que nunca, reafirmamos nosso compromisso com o respeito, a valorização e a garantia dos direitos da pessoa idosa. Cada atividade desta semana é uma oportunidade de fortalecer vínculos, trocar saberes e reconhecer o papel fundamental da pessoa idosa na construção da nossa história”, afirmou.
A abertura do evento contou com a participação de diversas secretarias municipais e parceiros, como a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que ofereceram atendimentos de saúde e bem-estar. Também marcaram presença os idosos da Casa de Passagem para Idosos e grupos de organizações da sociedade civil.
Manoel Soares é idoso e relatou que participa dessa iniciativa há alguns anos, destacando a importância do poder público na luta contra a violência à pessoa idosa. “Sempre existiu violência contra o idoso. Nosso papel é estar aqui, falar sobre o assunto e tentar levar a vida com leveza. Nunca passei por nenhum tipo de violência, sou muito bem recebido nos lugares por onde passo, mas nem por isso deixo de defender nossos direitos e abraçar essa causa”, disse.
Seu Manoel representou o grupo de usuários da Policlínica Municipal da Pessoa Idosa, um dos serviços da rede de saúde que funciona no prédio anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel. Ele é atendido na unidade há cinco anos e contou que foi através das profissionais que conheceu o trabalho do Conselho Municipal da Pessoa Idosa. “É uma equipe que sempre nos orienta, explica nossos direitos e nos incentiva a participar de eventos como esse”, completou.
Zilda Nascimento, de 68 anos, também aproveitou todos os serviços oferecidos na ação nesta quinta-feira. “Faço parte da Amib (Associação de Mobilização, Impacto Social, Ambiental e dos Direitos Básicos), no Alto do Mateus, onde moro. Cheguei lá porque tive um problema de saúde e a médica me recomendou praticar atividades físicas. Já tem quatro anos que participo e hoje não largo mais. Lá fazemos alongamento, terapia e muita coisa boa. Venho para essa ação desde o ano passado e adoro o atendimento e a animação das pessoas”, contou.
A assistente social Vilma Correia, que acompanha um grupo de idosos da Amib, reforçou a importância do vínculo das associações com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa. “A importância é justamente trazer visibilidade. O Conselho do Idoso é o espaço onde são propostas e observadas às políticas voltadas a essa população. Assim como existe o Conselho da Criança e o Conselho da Pessoa com Deficiência, temos o Conselho do Idoso, que olha para as necessidades específicas dessa faixa etária. Ele dá visibilidade, promove conferências e ações como a Semana do Idoso, fortalecendo a luta por direitos”, explicou.
Conselho – O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é um órgão colegiado, paritário, permanente, deliberativo, normativo, fiscalizador e consultivo, instituído pela Lei nº 12.303 de janeiro de 2012. A entidade tem o objetivo de assegurar a cidadania da pessoa idosa, criando condições para a garantia de seus direitos e de sua autonomia, com acompanhamento, avaliação e controle da política municipal. Somente em 2025, foram 309 denúncias registradas, em um trabalho ativo de combate à violência contra a pessoa idosa.
Programação que será realizada no Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa, no bairro do Altiplano:
Dias: sexta-feira (26)
Horário: 7h30
Atividade: Aulão de hidroginástica com café da manhã;
Dia: segunda-feira (29)
Horário: 8h
Atividade: Coral Raio de Luz, atividades físicas, oficina da memória e palestra sobre alimentação saudável na terceira idade, com a nutricionista Mariana Andrade;
Dia: terça-feira (30)
Horário: 7h30 e 14h
Atividade: Ginástica gerontológica, hidroginástica, musculação funcional e palestra sobre prevenção de quedas, com a enfermeira Wanessa Estrela;
Dias: 1° a 03 de outubro
Horário: 7h
Atividade: Torneio Estadual de Câmbio
Dias: 6 e 8 de outubro
Horário: às 10h (dia 6) e às 14h (dia 8).
Atividade: Oficinas da Memória conduzidas pelas professoras Marlene e Virgínia.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.