Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: ParaibaOnline
Continua depois da publicidade
Continue lendo
*Vídeo: ParaibaOnline
O presidente da Associação dos Panificadores do Estado da Paraíba, Afonso Melo, chamou atenção nesta quinta-feira, em entrevista à Rádio Caturité FM, para a prática ainda comum em alguns estabelecimentos de vender pães por unidade, descumprindo a legislação que obriga a comercialização do produto por peso.
Segundo ele, a medida foi conquistada após uma ampla mobilização junto ao Procon e ao Inmetro, quando se comprovou que consumidores eram prejudicados na compra do pão francês.
“O pão era vendido só em unidade, em Campina Grande e em todo o Brasil. O problema é que, naquela época, ele deveria ter 50 gramas, mas muitos fabricavam com 40 ou até 30 gramas, enganando o consumidor. Foi então que, junto ao Procon e ao Inmetro, conseguimos estabelecer que o pão só poderia ser vendido a peso”, explicou.
Apesar da conquista, Melo afirma que a regra ainda não é cumprida de forma integral. Ele denuncia que, enquanto as padarias seguem o processo adequado de pesagem, algumas mercearias revendem pães por unidade, sem garantir o peso correto.
“Isso continua acontecendo hoje, porque enquanto a padaria pesa, a mercearia vende sem observar a norma. A minha sugestão é que o pão fornecido a mercearias já seja entregue pré-embalado, com o peso na embalagem, para que o consumidor não seja prejudicado”, defendeu.
O panificador reforçou que vai buscar novamente diálogo com os órgãos fiscalizadores para que a legislação seja respeitada.
“É preciso que o Procon volte a atuar de forma ativa diante do desrespeito à lei. O consumidor tem direito a levar o pão pelo peso, como determina a norma. Vamos retomar esse contato para cobrar que essa medida seja cumprida”, destacou Afonso Melo.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.