Paraíba

Famílias agricultoras produzem hortaliças em sistema hidropônico em Sousa

Da Redação com Secom/PB
Publicado em 5 de setembro de 2025 às 13:10

hortaliças

Foto: Secom/PB

Continua depois da publicidade

Continue lendo

A produção de hortaliças em sistema hidropônico está se expandido por pequenas comunidades rurais, com agricultores familiares melhorando a renda e, consequentemente, a qualidade da alimentação. Um exemplo vem da comunidade Nova Vida, no município de Sousa (PB), no Sertão, onde Débora do Nascimento Bezerra há mais de um ano decidiu iniciar essa atividade.

Com assistência técnica continuada da Empaer-PB, e recursos do Pronaf A para ampliar as atividades, a agricultora instalou uma estufa com 1.500 metros quadrados, onde mantém o cultivo de duas mil mudas de alface, com colheita semanal, que comercializa junto aos supermercados na cidade, ao consumidor direto que compra na comunidade rural e com pessoas que fazem a revenda, possibilitando que outras famílias também tenham renda.

O extensionista Daniel Abrantes, da gerência regional da Empaer PB em Sousa, que acompanha a família agricultora, informou que o cultivo de hortaliças da produtora Débora Bezerra se constitui em um modelo de pequenos quintais produtivos na comunidade. A família também pretende trabalhar com outras culturas, principalmente com couve e coentro, além de fruteiras para comercializar junto com a alface hidropônica.

Segundo o extensionista, a produtora rural foi aconselhada a trabalho com o cultivo da alface usando o sistema hidropônico porque traz economia de água, maior qualidade do produto e cultivo durante todo o ano. “Além de diminuir a mão de obra que, no caso da agricultura Débora Barbosa, é toda familiar”, comentou.

A família demonstrou satisfação quanto a produção das hortaliças, igualmente, com a assistência técnica proporcionada pelos extensionistas rurais, que tem o acompanhamento do gerente regional da Empaer em Sousa, Assis Bernardino.

A hidroponia é um método de cultivo no qual as plantas crescem em uma solução aquosa enriquecida com nutrientes minerais, eliminando a necessidade de solo. Além disso, a água empregada no sistema pode ser reutilizada e reciclada. Os nutrientes, por sua vez, podem ser derivados de várias fontes, incluindo os resíduos gerados por peixes, em uma técnica conhecida como aquaponia.

Algumas vantagens são o alto rendimento, ausência de herbicidas e pesticidas, impacto ambiental reduzido, adaptabilidade e eficiência no uso da água.

 

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande