Paraíba

O que é necessário para ser padre? Saiba mais sobre formação e desafios sacerdotal

Da Redação
Publicado em 30 de agosto de 2025 às 17:30

padre adeildo

Foto: Pascom/Paróquia

Continua depois da publicidade

Continue lendo

No dia 4 de agosto foi celebrado o Dia do Padre, uma data dedicada a reconhecer a missão e a vocação dos sacerdotes dentro da Igreja Católica. Para marcar a ocasião, o padre Adeildo Ferreira falou sobre o processo de formação dos seminaristas, o celibato e os desafios enfrentados pelo clero na atualidade.

Segundo ele, o caminho até o sacerdócio é longo e repleto de etapas que buscam preparar o seminarista para a vida pastoral.

“O tempo de formação do seminarista em vista do sacerdócio é um tempo que passa por algumas etapas: ano propedêutico, que é um período onde o seminarista vai estudar, revisar tudo aquilo que já viu antes do seminário, disciplinas próprias da vida escolar, da vida acadêmica. Estudar algumas introduções à filosofia, catecismo da Igreja, Sagrada Escritura e convivência como uma coisa determinante”, destacou.

Após essa fase inicial, começa o período acadêmico propriamente dito.

“Em seguida, o seminarista começa a faculdade de Filosofia, que dura três anos. Depois dela, o curso de Teologia, que dura em média quatro anos. São exigências da Igreja que vêm de Roma para a formação dos seminaristas em todo o mundo”, detalhou.

Ao concluir a Teologia, ocorre a ordenação diaconal, etapa que antecede a ordenação presbiteral.

“Terminando a Teologia, vem a ordenação diaconal e, depois disso, que dura de seis a oito meses, tem a formação presbiteral”, explicou.

O padre Adeildo também comentou sobre o celibato, uma das características mais marcantes da vida sacerdotal.

“O celibato é algo já da norma da Igreja. Há muitos séculos que o celibato é pedido aos padres diocesanos em rito romano. Então, o seminarista já se exercita nesta castidade. Nós temos como fundamento a própria Sagrada Escritura, o próprio Jesus”, pontuou.

Para ele, além da exigência espiritual, os padres enfrentam hoje um cenário social desafiador.

“A sociedade atual impõe alguns desafios não somente ao padre, mas ao cristão. Vivemos um mundo complexo de rejeições, de perseguições e intolerância. Então, há uma perseguição sistemática aos cristãos e à própria Igreja Católica. Há o desafio também de conservar a sua identidade no meio dessa desconstrução da sua identidade”, enfatizou.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande