Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Pixabay/ilustrativa
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Muito além do pão quentinho que é presença certa na maioria dos lares brasileiros, o setor de panificação e confeitaria é responsável por movimentar uma grande cadeia produtiva, que inclui a produção de bolachas, bolos, salgados, tortas e doces, além de moldar e se adaptar aos hábitos e tendências de consumo, como as refeições fora do lar e os alimentos funcionais. Com cerca de 1.703 empresas formalizadas no Estado, esse setor é o grande destaque da Exporpão Paraíba, evento que chega a sua oitava edição em 2025.
A programação, que integra negócios e capacitações, será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiepb), em Campina Grande. Promovido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Campina Grande (Sindipan/CG) e a Associação dos Panificadores do Estado da Paraíba (Aspanep), com o apoio da Fiepb, a VIII Exporpão é gratuita para empreendedores com CNPJ.
Durante os três dias de programação, o público poderá participar de oficinas sobre decoração com chantininho, pizza, ganache artístico, focaccia e fabricação de panetone, além de outros temas relacionados com os mercados de panificação e confeitaria. Outro destaque da programação é a unidade móvel de alimentos do Senai Paraíba, que também vai oferecer diversas capacitações durante os três dias de evento.
Ainda durante a Exporpão, os empresários do setor terão a oportunidade de ampliar o networking e gerar novas oportunidades de negócios, uma vez que o evento contará com cerca de 60 estandes e 35 empresas expositoras, incluindo máquinas, equipamentos e insumos.
O setor em números
Segundo dados fornecidos pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2025, das 1.703 empresas do setor que são formalizadas no estado, a maior parte delas integra a categoria de “Fabricação de Produtos de Padaria e Confeitaria com Predominância de Produção Própria”, que reúne 490 empresas.
Em seguida, está a categoria de “Fabricação de Produtos de Panificação Industrial”, com 280 negócios formais. Já a “Fabricação de Massas Alimentícias” reúne 55 empresas no estado, seguida pela “Fabricação de Biscoitos e Bolachas”, que conta com 32 negócios formais na Paraíba. Juntas, todas essas categorias geram, segundo dados do Caged, 6.464 empregos formais no estado.
Já em Campina Grande, o setor de panificação e confeitaria conta com 171 empresas formais, que geram 1.335 empregos. No município, o setor também é liderado pela categoria de “Fabricação de Produtos de Padaria e Confeitaria com Predominância de Produção Própria”, concentrando 94 empresas.
Ocupando a segunda posição no ranking, a “Fabricação de Produtos de Panificação Industrial” conta com 62 negócios formais, seguida pela “Fabricação de Massas Alimentícias”, com 11 registros, e a “Fabricação de Biscoitos e Bolachas”, reunindo quatro empresas. Outro dado relevante, segundo o Sindipan/CG, indica que cada estabelecimento do município produz, em média, 200 quilos de pão diariamente.
Para conferir a programação completa da VIII Exporpão, bem como efetuar a inscrição no evento, os interessados devem acessar o site oficial, no endereço https://www.exporpaopb.com/.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.