Paraíba

Exército celebra Dia do Soldado, e comandante explica formas de ingresso na carreira militar

Da Redação
Publicado em 26 de agosto de 2025 às 13:00

tenente coronel vicente campos

Foto: ParaibaOnline

Continua depois da publicidade

Continue lendo

*Vídeo: ParaibaOnline

Em alusão ao Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto, data que marca o aniversário do Duque de Caxias — patrono do Exército Brasileiro e considerado um dos grandes heróis nacionais, o tenente-coronel Vicente Campos, comandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado em Campina Grande, destacou a importância da data e explicou as diferentes formas de ingresso na carreira militar.

Segundo o comandante, durante a semana comemorativa, são realizadas várias iniciativas para aproximar a instituição da sociedade. “Nessa semana do Dia do Soldado nós fazemos várias ações para aumentar a divulgação institucional do Exército, para que a população se aproxime da força e conheça melhor a nossa instituição”, disse.

Ao detalhar as portas de entrada no Exército, o oficial lembrou que o serviço militar inicial é obrigatório para os jovens de 18 anos, que prestam serviço por um ano. Mas existem outras possibilidades. “Temos os modos de entrada por seleção a partir de militares temporários, que podem ser pessoas com formação técnica, superior ou até profissionalizante. Essas pessoas, assim como os jovens do serviço militar inicial, prestam até oito anos de serviço e depois retornam à vida civil, reinseridos no mercado de trabalho”, explicou.

Além dessa participação temporária, Vicente Campos ressaltou que há oportunidades para quem deseja seguir carreira por meio de concurso público.
“Nós temos concursos para diversas escolas, desde o nível médio até o superior. Para sargentos, por exemplo, é necessário ensino médio, e o curso dura em média dois anos. Já para o oficialato, a formação completa pode levar cinco anos, passando pela Escola Preparatória de Cadetes e depois pela Academia Militar das Agulhas Negras”, destacou.

O comandante lembrou ainda que existem carreiras voltadas para a área bélica, como combatentes, e também áreas de apoio, como médicos, dentistas, farmacêuticos, nutricionistas e engenheiros. “Esses profissionais, caso já sejam formados, fazem um curso de capacitação de um ano e a partir daí seguem carreira no Exército. Todos passam por concurso e podem servir de 30 a 35 anos antes de se aposentarem, retornando também à vida civil”, completou.

A programação alusiva ao Dia do Soldado em Campina Grande contou com atividades de integração com a comunidade, destacando o papel do Exército tanto na defesa nacional quanto no desenvolvimento social do país.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande