Paraíba

Vídeo: veja imagens das obras do ‘Cine Capitólio’ em Campina Grande

Da Redação
Publicado em 19 de agosto de 2025 às 10:56

obras do cine capitolio

Foto: Reprodução/ Seduc

Continua depois da publicidade

Continue lendo

*Vídeo: ParaibaOnline

O Cine Theatro Capitólio foi uma construção de grande relevância para a história de Campina Grande. Com uma arquitetura no estilo Art Déco, o espaço tinha capacidade para receber aproximadamente mil espectadores, sendo muito mais do que um cinema. O local também funcionava como teatro, tendo em seu palco a presença dos mais renomados artistas da época. Ao longo de seus anos de atividade, chegou a ser reconhecido como um dos cinemas mais modernos e importantes de todo o Nordeste.

Mas, ao fechar suas portas no fim dos anos 1990, a edificação, que foi palco de tantos momentos importantes na cidade, começou a ser castigada pelos efeitos do tempo e do abandono e transformou-se em sinônimo de risco para quem transitava em seus arredores.

Agora, mais de duas décadas depois, o prédio, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), e que enfrentou uma série de divergências quanto à sua reforma, teve, finalmente, as obras de sua revitalização iniciadas, em janeiro do ano passado.

O objetivo da obra é revitalizar um espaço que atualmente representa preocupação para a população, o tornando algo útil e que traga benefícios para a comunidade. A Prefeitura de Campina Grande é a instituição que está conduzindo a reforma, que visa transformar o local no “Capitólio da Educação”, um complexo voltado para diversas atividades, especialmente destinadas aos estudantes da rede municipal de ensino, mantendo a essência original do Cine.

Em entrevista ao ParaibaOnline, o secretário de Educação do município, Raimundo Asfora Neto, falou sobre a importância que o novo espaço terá para os estudantes.

“O Cine Capitólio está se transformando no primeiro cinema destinado aos estudantes de uma rede pública do Brasil. É uma obra esperada por Campina Grande há pelo menos duas décadas, e hoje a realidade é de construção”, explicou o secretário.

Ainda segundo Asfora Neto, o Capitólio da Educação vai contar, além do cinema, com anfiteatro, biblioteca, salas multifuncionais com robótica, espaços para lançamentos de livros e um hall para abrigar exposição de quadros.

“É um equipamento que a cidade resgata para servi-la no futuro”, pontuou o gestor.

Pedido dos estudantes
A ideia de revitalização do Cine, conforme Asfora Neto, partiu de um pedido feito pelos próprios estudantes da rede pública, que sentiam falta de mais momentos para consumir cultura e lazer.

“Alguns alunos nossos, há cerca de dois anos, visitaram um circo aqui na cidade e, quando saíram do circo, encantados, pois muitos nunca tinham participado, eles vieram me pedir: ‘A gente nunca foi a um cinema, não tem como o senhor levar a gente ao cinema?’. Liguei para o prefeito Bruno, e foi então que a gente chegou com a notícia de que a gente não ia só levar eles ao cinema, mas íamos construir um cinema para eles”, recordou o secretário, ao destacar que a obra deve ser entregue no primeiro semestre do próximo ano.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande