Paraíba

João Pessoa tem mais de 200mm de chuva em um dia, 60% acima da média de agosto

Da Redação com Secom/JP
Publicado em 15 de agosto de 2025 às 19:57

Foto: Secom/JP

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Equipes de todos os setores da Prefeitura de João Pessoa estão de prontidão para atender a população durante o período de chuvas.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, até as 17h desta sexta-feira (15), a Capital paraibana registrou um volume pluviométrico de 212,6 milímetros no intervalo de 24 horas.

Isso significa que as precipitações registradas representam 60% a mais que a média histórica para todo o mês de agosto, que é de 133,7 milímetros. Essa condição exigiu a realização de uma força-tarefa para conter os danos.

O prefeito Cícero Lucena informou que a última grande chuva que havia afetado João Pessoa foi verificada em 2023, quando foram registrados 189 milímetros em apenas 24 horas. O gestor assegurou que os órgãos públicos que compõem o sistema de Defesa Civil estão de prontidão para atender aos moradores e garantir a segurança de todos.

“A Prefeitura de João Pessoa está em alerta máximo, com as equipes nas ruas desde as primeiras horas desta sexta-feira e de prontidão para as próximas horas. A Seinfra atua nos pontos mais críticos reforçando as ações de manutenção na rede de drenagem, a Semob organiza o trânsito e a Defesa Civil monitora as áreas de risco”, destacou Cícero Lucena, que ainda fez um alerta à população. “Evite sair de casa nesse momento e redobre sua atenção no trânsito. Em caso de necessidade, acione nossas equipes que estamos agindo o mais rápido possível para enfrentar esse período”, complementou.

O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Kelson Chaves, orienta a população que vive em áreas ribeirinhas a entrar em contato com o órgão assim que perceberem alguma anormalidade. “Nós estamos trabalhando em parceria com todos os órgãos que possam responder as demandas da cidade, como limpeza, infraestrutura, desobstrução de galerias e trânsito. A previsão é que a chuva ainda se intensifique até este sábado e nossa orientação é para que as pessoas que moram em comunidades ribeirinhas fiquem atentas e ao perceber qualquer anormalidade entrem em contato com a Defesa Civil para que nossas equipes possam se antecipar. Estamos de prontidão e prontos para atender aos chamados”, enfatizou.

Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.

Trânsito e transporte – Durante todo o dia, equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) isolaram trecho da Avenida Cabo Branco, onde o trânsito ficou interditado 100% por conta de deslizamento de parte da barreira; também houve interdição parcial nas pistas em um trecho da Avenida Epitácio Pessoa, sentido Centro/Praia, onde um muro desmoronou, nas imediações do cruzamento com a Rua Hilda Coutinho Lucena (Miramar); monitoramento das vias Sanhauá, Sérgio Guerra (Bancários), Pedro II x Coremas, Valdemar Naziazeno e Coronel Augusto F. Maia, que apresentaram trânsito comprometido por conta do acúmulo de água, além das ladeiras do Cuiá e Valentina Figueiredo.

Secom/JP

A Semob-JP mantém equipes de plantão e, em caso de urgências no trânsito, orienta a população para entrar em contato ligando (3213-7188) ou enviando mensagem pelo WhatsApp (83 98760-2134). O órgão também reforça o compromisso no combate a desinformação e alerta a população sobre o compartilhamento de notícias ou imagens falsas sobre o trânsito e transporte da cidade.

Manutenção em galerias – A Secretaria Municipal de Infraestrutura realizou serviços de limpeza e desobstrução de galerias em diversos bairros da cidade, como Centro, Varadouro, Torre, Cristo, Mangabeira, Valentina Figueiredo, Geisel, Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa. Essa manutenção é realizada diariamente pelas equipes atendendo pedidos da população por meio dos canais oficiais. A Seinfra orienta que o descarte correto do lixo evita a obstrução das galerias, principalmente nos dias de chuva, quando os resíduos descartados irregularmente vão direto para a rede de drenagem, provocando pontos de alagamentos.

Limpeza urbana – A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) segue atuando na manutenção da cidade, com a realização de ações de limpeza e conservação. Equipes estão de prontidão para atuar em apoio à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, caso seja necessária a remoção de entulhos e resíduos decorrentes das chuvas na cidade, garantindo a segurança e a mobilidade da população.

A população pode solicitar os serviços da Emlur pelos telefones (83) 3213-4237, 3213-4238 e 3213-4240 ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Outra opção é acessar a plataforma Prefeitura Conectada, no site da Prefeitura de João Pessoa.

Queda de árvores – Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) foram solicitadas para fazer a desobstrução de duas vias, devido a quedas de árvores. Uma na Rua do Sol, em Miramar; e outra no bairro do Cabo Branco. Para acionar a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) em caso de queda de árvore, pode ligar para o Disque Denúncia 3218-9208, que funciona como WhatsApp. Também é possível denunciar através do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.

Sedes – As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estão funcionando em sistema de plantão para atender as solicitações dentro do protocolo de ações de atendimento à população em momentos de chuva.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande