Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: Secom/PB
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O primeiro vão da Ponte do Futuro, com uma extensão de 33 metros de comprimento, no lado do município de Cabedelo, recebeu a concretagem – aplicação do concreto sobre a estrutura da construção – nessa quinta-feira (14). Outro vão no mesmo segmento está em fase final de preparação para receber as vigas e, logo em seguida, será concretado.
A construção do Complexo Rodoviário Ponte do Futuro, que interligará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, é uma obra do Governo da Paraíba, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), que vem sendo executada pelo Consórcio Jampa, liderado pelas construtoras A Gaspar e a Arteleste. Os investimentos somam R$ 465,5 milhões de recursos próprios do estado.
Ao mesmo tempo, em outra frente de trabalho, no outro lado do Rio Paraíba, em Santa Rita, as duas construtoras estão trabalhando em ritmo acelerado na instalação das vigas em dois vãos da Ponte; já foram instaladas todas as estacas. Nas próximas etapas serão construídas as transversais, vigas, pré-lages, lage e, finalmente, o asfalto.
O gestor da obra, o engenheiro Aluísio Lucena, disse que a construção da Ponte do Futuro segue dentro do cronograma. Já foram implantadas 12 estacas no lado de Cabedelo e 18 no lado de Santa Rita. Já estão prontas 8 travessas no lado de Cabedelo e mais 4 no lado de Santa Rita.
Enquanto isso, as obras avançam também na pavimentação dos 19 km de estrada que vai ligar a PB-011 à BR-101.
Complexo – As obras da Ponte do Futuro começam no quilômetro 9,64 da BR-230, no município de Cabedelo. Serão construídas duas pontes, uma com 2,15 km e outra com 420 metros, além de um viaduto sobre a linha férrea, com 40 metros. A ponte maior será no braço de mar em Jacaré e a outra no Rio da Guia, no município de Lucena.
O Complexo também contempla o prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; além da adequação da PB-025 até o entroncamento com a BR-101, com 500 metros de extensão.
Além do impacto econômico, a obra proporcionará melhor mobilidade urbana na Região Metropolitana, com menos acidentes de trânsito, redução no tempo de deslocamento e melhoria na qualidade de vida dos moradores, aliados à diminuição dos índices de poluição ambiental.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.