Paraíba

FIEPB promove palestra sobre combate ao assédio

Da Redação com Ascom
Publicado em 14 de agosto de 2025 às 17:20

Foto: Ascom

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Desde que assumiu a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), o presidente Cassiano Pereira tem aberto as portas da instituição para o diálogo e para o fortalecimento de parcerias estratégicas, promovendo ações que valorizam e cuidam dos colaboradores. Essas iniciativas buscam consolidar um ambiente de trabalho mais respeitoso, inclusivo e alinhado às melhores práticas de gestão de pessoas.

Na última terça-feira (12), colaboradores do Sistema Indústria na Paraíba participaram de uma programação voltada à conscientização e ao combate ao assédio no ambiente de trabalho. O evento “Respeito sim, assédio não”, realizado no auditório da FIEPB, faz parte das ações deste novo tempo da instituição, marcado pela valorização, pelo cuidado com o colaborador e pela construção de um ambiente profissional cada vez mais saudável, seguro e acolhedor.

A abertura foi conduzida pelo presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, que destacou a importância do diálogo para consolidar uma cultura de respeito na instituição.

“Hoje é um dia histórico, porque temos a oportunidade de fazer a diferença a partir do compromisso de cuidar dessa casa. Espero que saibamos utilizar esse tempo precioso a nosso favor e que possamos sair daqui conscientes que o respeito valoriza não só o nosso ambiente de trabalho, mas os seres humanos que somos”, afirmou.

Cassiano reforçou ainda que sua gestão mantém as portas abertas para ouvir e dialogar com todos os colaboradores.

“Desde que assumi a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, abri as portas para o diálogo e, por isso, sei o valor de ouvir. O sexto andar desta casa está aberto a todos. Conversem comigo, digam suas dores e seus sentimentos, para que juntos possamos construir esse novo tempo. Não adianta estarmos aqui só com palavras, precisamos agir. É por isso que essas ações serão feitas hoje aqui, com essa palestra muito importante para conscientizar a todos sobre um ambiente de trabalho mais saudável”, destacou o presidente.

As palestras foram conduzidas pela procuradora do Ministério Público do Trabalho na Paraíba e coordenadora da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades, dra. Andressa Alves, e pela advogada Carla Felinto, presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica da Paraíba (ABMCJ-PB), associação com a qual a FIEPB mantém um convênio, firmado no ano passado, que busca promover a evolução das relações trabalhistas nas empresas, por meio de práticas pautadas na responsabilidade social, inclusão, equidade de gênero e respeito mútuo.

Para a procuradora Andressa Alves, a iniciativa representa a responsabilidade social da FIEPB com seu público interno.

“Esta é uma ação de extrema importância, que visa conscientizar os colaboradores da instituição sobre a necessidade do combate às violências dento do ambiente de trabalho. É um momento que promove esclarecimentos e chama a instituição a participar, junto com a sociedade, do combate ao assédio no ambiente de trabalho, uma expressão clara de responsabilidade social da Federação.”, ressaltou.

A advogada e presidente da ABMCJ-PB, Carla Felinto, que conduziu o segundo momento da palestra, destacou que o evento reflete uma visão de respeito com os colaboradores nesse novo tempo.

“Gostaria de parabenizar a FIEPB pelo evento de tamanha importância na atualidade e que demonstra uma evolução social, respeito aos colaboradores e perspectiva de um ambiente laboral cada vez mais saudável”, disse.

O gerente de Compliance da FIEPB, Emerson Nóbrega, ressaltou a importância do evento para humanizar as relações de trabalho.

“Objetivamos trazer um ambiente mais humano, combatendo o assédio moral e sexual com o apoio do Ministério Público do Trabalho, instituição que assegura a aplicação da lei e fortalece a proteção ao trabalhador. É um momento de integração e aprendizado para todos os colaboradores”, afirmou.

Para o gerente de Recursos Humanos, Rodrigo Pedrosa, a ação reforça o papel estratégico do setor, que é “facilitador e catalisador para que todos assimilem a importância do combate ao assédio”. “Eventos como este fortalecem a cultura organizacional e demonstram que a instituição está comprometida com o bem-estar de seus colaboradores”, concluiu o gerente de RH.

Entre os participantes, o instrutor de Calçados do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial do SENAI em Campina Grande, José Orlando, avaliou que a palestra oferece orientações essenciais para promover o respeito dentro do ambiente de trabalho.

“Todo processo de construção e de avanço se faz necessárias informações e além de informações também são necessárias vivências e orientações. Então, o Sistema mostra a importância de ter esse cuidado, de ter essa escuta, de ter essa abordagem muito claro e muito objetiva, para que todos possam respeitar a si mesmo e ao próximo”, disse o instrutor.

A analista técnica tecnológica do IST Eficiência Operacional, Sandra Chaves, celebrou a iniciativa da FIEPB de promover um momento de aprendizado e reflexão. “Passamos grande parte do nosso tempo no ambiente de trabalho e precisamos que ele seja saudável. Esta palestra é de extrema importância para nosso convívio diário”, concluiu.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande