Paraíba

Feijão-guandu: nova cultivar promete avanço para a pecuária no semiárido

Da Redação
Publicado em 12 de agosto de 2025 às 9:15

Foto: Ascom/Embrapa

Continua depois da publicidade

Continue lendo

No quadro Sou do Campo, da Rádio Caturité, o engenheiro agrônomo Fábio Agra Medeiros apresentou uma nova cultivar de feijão-guandu especialmente adaptada ao semiárido brasileiro.

Pesquisada pela Embrapa em parceria com instituições como o Instituto Federal do Ceará e a Universidade Federal de Campina Grande, a nova variedade traz benefícios importantes para a alimentação de caprinos, ovinos e bovinos.

Rica em proteínas e resistente à seca, essa planta reduz a dependência de farelo de soja e milho, além de melhorar a fertilidade do solo graças à fixação de nitrogênio por suas raízes. O estudo avaliou 21 genótipos em três cidades do Nordeste, destacando as cultivares Super N e Iapa 43, que apresentaram maior produtividade e adaptação.

fabio-agra-medeiros

Foto: ParaibaOnline/Arquivo

Segundo Fábio, a Super N se destaca por ser 16% mais produtiva que a Iapa 43, tornando-se uma alternativa estratégica para a região.

Ele reforça a importância de divulgar essas informações e incentivar agricultores a adotarem essas sementes para fortalecer a produção animal no semiárido.

Ouça o podcast.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande