Paraíba

Mosteiro promove Festa e Novenário de Santa Clara em Campina Grande

Da Redação com Ascom
Publicado em 30 de julho de 2025 às 12:58

Foto: Ascom

Continua depois da publicidade

Continue lendo

De 1º a 11 de agosto, o Mosteiro Santa Clara se enche de luz, oração e esperança com a realização da Festa e Novenário de Santa Clara de Assis. Com o tema “Clara de Assis, Esperança Jubilar”, o evento celebra não apenas a memória da santa padroeira da televisão e da vida contemplativa, mas também o início das comemorações pelos 75 anos do Mosteiro em Campina Grande, fundado em 31 de dezembro de 1950.

As celebrações deste momento festivo acontecerão diariamente às 19h, com novenas, missas celebradas por padres e freis convidados, e ao final de cada noite, uma tradicional quermesse, com comidas típicas e apresentações culturais. No dia 10, a programação contará com missa celebrada por Dom Dulcênio Fontes de Matos e, no dia 11, a celebração de encerramento da festa será conduzida pelo Frei Rogério Lopes.

Campanha pela reforma do Mosteiro
Este ano, a Festa de Santa Clara é também um convite à solidariedade. Durante o evento, será apresentada a nova etapa da campanha “Todos Juntos pelo Mosteiro Santa Clara”, que busca arrecadar recursos para reformar o mosteiro e garantir sua continuidade como espaço de oração, acolhimento e espiritualidade.

“É um prédio antigo, são 75 anos, e nunca passou por uma reforma real. Foram sempre reformas pequenas e pontuais. Agora, temos necessidade de uma reforma estrutural. Os pilares do claustro, que dão sustentação também ao dormitório, estão bem deteriorados. Os telhados ameaçam cair, devido aos cupins, ao tempo de uso e à falta de manutenção, por não termos recursos. A nossa sala de velas também foi interditada, porque está completamente insalubre. Então, toda essa reforma é uma necessidade real para a manutenção do prédio. E este é o nosso lar. Nós vivemos aqui, nós passamos o dia inteiro aqui, a vida inteira aqui. Temos irmãs com 60 anos de clausura, sem sair, e vivem neste espaço”, explicou Madre Letícia, abadessa do Mosteiro.

Foto: Ascom

Atualmente com 32 irmãs Clarissas que dedicam suas vidas inteiramente a Deus, em clausura, oração e trabalho, o Mosteiro Santa Clara vive de doações e do trabalho artesanal de produção de hóstias para atender uma parte das igrejas da cidade e da produção e venda de biscoitos, imagens e terços no próprio Mosteiro. A produção de velas foi interrompida pela falta de estrutura no espaço.

“Nosso trabalho não é suficiente nem para nos manter no dia a dia. Então, nós vivemos mesmo da doação das pessoas. As pessoas que vêm, que trazem comida, que trazem produtos de higiene, que vão trazendo de si, que vão dando de si, dentro das suas possibilidades”, ressaltou a Madre.

Fundado em 31 de dezembro de 1950, após nove meses de construção, o mosteiro nunca passou por uma reforma estrutural. A edificação conta com problemas estruturais, falta de acessibilidade para as diversas áreas de convivência e espaços com risco de desabamento.

As doações para a reforma do Mosteiro Santa Clara podem ser feitas para a chave-pix 83 99338 5523 ou presencialmente. Mais informações estão disponíveis no perfil oficial do Mosteiro no Instagram: @mosteiro_santaclara.

Sobre Santa Clara de Assis
Protetora da vida espiritual e padroeira da televisão, Santa Clara nos lembra que a fé alcança o invisível. Ela viveu recolhida, mas sua luz chegou longe. Sua vida inspira até hoje comunidades no mundo inteiro a viverem em oração, silêncio e serviço aos pobres. Celebrá-la é lembrar que, mesmo no silêncio, somos capazes de transformar o mundo.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande