Fechar
O que você procura?
Paraíba
Foto: ParaibaOnline
Continua depois da publicidade
Continue lendo
No episódio desta quarta-feira, 30, do quadro “Fora dos Autos”, exibido dentro da programação da Rádio Caturité FM, o juiz Edivan Rodrigues trouxe um importante esclarecimento sobre os atos praticados no âmbito do Judiciário, explicando como juízes e tribunais se manifestam nos processos.
“Os juízes decidem por meio de despachos, decisões e sentenças. Os tribunais, por sua vez, decidem por meio de decisões monocráticas, votos e acórdãos”, explicou o magistrado, destacando que esses atos são fundamentais para o andamento e desfecho das causas levadas à Justiça.
Segundo o juiz, todo pedido feito por um cidadão ao Judiciário se transforma num processo, que atualmente tramita de forma eletrônica:“O processo é um instrumento legal pelo qual a sua causa é decidida na Justiça. […] Hoje os autos são online, estão no sistema eletrônico da Justiça, e todas as partes têm acesso.”
Edivan ainda detalhou a função de cada tipo de ato judicial:
Despacho: ato inicial que movimenta o processo, como a convocação de testemunhas ou marcação de audiências. “Geralmente não contém nenhuma decisão, apenas impulsionam o processo.”
Decisão (ou decisão interlocutória): resolve questões específicas ao longo do processo, sem encerrá-lo.
Sentença: o julgamento final da causa, que pode condenar, absolver ou conceder direitos.
O juiz também explicou o trâmite recursal quando uma das partes não concorda com a sentença de primeira instância:
“Havendo recurso contra essa sentença, significa dizer que uma das partes não concordou com o julgamento final do juiz e leva o processo para o tribunal. […] Haverá um sorteio de um desembargador, chamado relator, mas não é ele que julga sozinho. No tribunal, o julgamento é colegiado.”
Por fim, o magistrado destacou que o relator também poderá emitir despachos ou conceder liminares, permitindo o andamento do processo até sua apreciação definitiva pelo colegiado.
Ouça a coluna:
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.